ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Governo estabelece regras para acolhimento de pessoas LGBT+ nos presídios

Parâmetros incluem direito de ser chamado por nome social e espaços de vivência específicos

Tainá Jara | 17/05/2021 08:55
Público LGBT participa de palestra em alusão ao Dia da Visibilidade Trans (Foto: Divulgação/Agepen)
Público LGBT participa de palestra em alusão ao Dia da Visibilidade Trans (Foto: Divulgação/Agepen)

Parâmetros para acolhimento de pessoas que se identificam como LGBT+ nos presídios de Mato Grosso do Sul foram estabelecidos pela Agepen (Agência Nacional de Administração do Sistema Penitenciário). As regras passam a valer a partir desta segunda-feira, Dia Nacional de Luta Contra a Homofobia.

Conforme publicado, na edição de hoje, do Diário Oficial do Estado, as medidas valem para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou com outras orientações sexuais e identidades de gênero não contempladas pela sigla).

A portaria estabelece que a pessoa travesti ou transexual em privação de liberdade tem o direito de ser chamada pelo nome social, de acordo com o seu gênero.

Quando em unidades prisionais masculinas, ao grupo, em razão da sua segurança e especial vulnerabilidade, deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos ou, na insuficiência numérica de LGBT+ autodeclarados para uma cela específica, deverão ser agregados no mesmo espaço.

À pessoa travesti ou transexual será facultado o uso de roupas femininas ou masculinas, conforme o gênero, e a manutenção de cabelos compridos, se os tiver, garantindo seus caracteres secundários de acordo com sua identidade de gênero.

Fica garantido o direito à visita íntima para a população LGBT+, atenção integral à

saúde, como, no caso da pessoa travesti e transexual (mulher ou homem), a manutenção do seu tratamento hormonal e o acompanhamento de saúde específico.

A transferência compulsória entre celas e alas ou quaisquer outros castigos ou sanções em

razão da condição de pessoa LGBT+ serão considerados tratamentos desumanos e degradantes.

Acesso e a continuidade da sua formação educacional e profissional deverá ser garantida de forma igualitária pelo Estado. Os profissionais que atuam nos presídios também devem receber qualificação continuada na perspectiva dos Direitos Humanos e dos princípios de igualdade e não-discriminação, inclusive, em relação à orientação sexual e identidade de gênero.

Também será garantido à pessoa LGBT+, em igualdade de condições, o benefício do auxílio reclusão aos dependentes do segurado recluso, inclusive, ao cônjuge ou companheiro do mesmo sexo.

A portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Conceitos  - Para formulação e execução da portaria são consideradas os seguintes conceitos:

Orientação sexual: o desejo afetivo e/ou sexual entre pessoas do mesmo sexo, pessoas de sexo oposto e pessoas de ambos os sexos;

Identidade de gênero: o reconhecimento de cada pessoa sobre seu próprio gênero;

Lésbicas: denominação específica para mulheres que se relacionam afetiva e/ou sexualmente com outras mulheres;

Gays: denominação específica para homens que se relacionam afetiva e/ou sexualmente com outros homens;

Bissexuais: pessoas que se relacionam afetiva e/ou sexualmente com ambos os sexos;

Homem transexual: pessoa que se identifica como sendo do gênero masculino embora tenha sido biologicamente designada como pertencentes ao sexo/gênero feminino ao nascer;

Mulher transexual: pessoa que se identifica como sendo do gênero feminino embora tenha sido biologicamente designada como pertencente ao sexo/gênero masculino ao nascer;

Travesti: pessoa que nasceu com um sexo, identifica-se e apresenta-se fenotipicamente no outro gênero, mas que não deseja necessariamente mudar suas características primárias;

Nos siga no Google Notícias