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Capital

Agências do INSS estão lotadas e espera na fila pode chegar a 4 horas

Zana Zaidan | 08/01/2014 16:38

Aposentados e contribuintes que procuraram o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Campo Grande precisaram ter paciência: desde segunda-feira (6), as quatro agências estão lotadas, o tempo de espera é longo e, sobrecarregado, o sistema interno oscila e, a intervalos, fica fora do ar e não é possível concluir os atendimentos. A maior parte dos serviços solicitados pode ser resolvida em caixas eletrônicos, sem necessidade de enfrentar o tumulto.

O representante de vendas Adriano Regis, 27 anos, foi um dos que “passou raiva” na tarde de hoje (8), na agência da rua 26 de Agosto, no Centro da cidade. Depois de 4 horas na fila, funcionários fecharam as portas e ele saiu sem ser atendido, relata. O horário de atendimento é até as 17horas.

“Cheguei 13h30 e às 16h30 ainda não havia sido atendido. Percebi que tinha estourado o tempo do parquímetro, desci para renovar os créditos e quando voltei, ninguém mais podia entrar. Perdi minha senha, minha tarde, e não veio ninguém para sequer dar explicações”, afirma. Segundo ele, outras pessoas também ficaram para fora, inclusive, gente do interior que veio para Campo Grande só para ir até o INSS.

Espera – O reajuste do salário mínimo para 2014, somado à volta do recesso do fim de ano são os responsáveis pela superlotação das agências, informa a assessoria de imprensa do Instituto. Com os novos R$ 724 em vigor, a margem dos empréstimos consignados também aumenta e, com isso, aposentados e pensionistas buscam orientações sobre como ter acesso ao dinheiro.

Até as 16 horas de hoje, a agência da 26 de agosto realizou 385 atendimentos, enquanto, em dias normais, o número oscila em 250. Destas, 76 buscavam retirar o extrato do benefício, serviço que pode ser feito em caixas eletrônicos, sem necessidade de enfrentar fila.

O tempo médio de espera era 1h10, ainda conforme a assessoria, e o atendimento durava cerca de 15 minutos. O Instituto afirma que a interrupção do atendimento foi temporária e, inclusive, 11 novas senhas foram retiradas. Para dar conta da demanda, três funcionários deixaram seus postos e se juntaram aos nove que fazem o atendimento ao público.

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