Aviões movimentam os céus da Capital durante treinamento da FAB
Os céus de Campo Grande estão mais movimentados desde a última segunda-feira (11) e devem permanecer assim até o próximo dia 26 de agosto. O motivo é o Transportex, um evento que reúne mais de 600 militares na Base Aérea de Campo Grande e é onde os especialistas aprimoram ainda mais suas técnicas de voos.
Estão na Capital 450 militares de esquadrões da FAB (Força Aérea Brasileira) de todo o país que se juntaram com os 150 integrantes da Base Aérea e do Exército. Durante todo o dia e até à noite, eles decolam e pousam em 17 aeronaves de cinco tipos diferentes.
Tenente Saldanha é um dos pilotos que participa do treinamento e conta que a cada dois anos os militares se reúnem para aprimorar as técnicas entre elas voos mais baixos, lançamento de cargas e paraquedistas e análise de áreas hostis.
“Campo Grande foi escolhida esse ano por ficar no centro do país e por apresentar condições climáticas favoráveis aos treinamentos”, diz Saldanha.
Durante o treinamento, os militares lançam cargas durante voos rasantes, em uma situação real, a técnica pode ser usada para enviar mantimentos a pessoas em situações de risco ou lançamento de homens para o solo.
Ainda conforme os militares, foi montado na Capital um cenário de combate e até radares e sistemas de lançamentos de mísseis portáteis são usados nas simulações. São usadas as aeronaves Hércules, Amazonas e Bandeirantes.
O evento segue até o próximo dia 26 de agosto e as aeronaves usadas nas missões estarão expostas durante os Portões Abertos da Base Aérea, que acontecem no dia 23 e 24 de agosto em Campo Grande. Para participar, o visitante pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que dará direito a um cupom para concorrer a um voo panorâmico.