Curiós e bicudos disputam território neste domingo na Capital
Campo Grande recebe neste domingo (20) a 4ª etapa do Torneio Interestadual de Curiós e Bicudos. A organização da competição espera reunir mais de 400 pássaros de criadores de pelo menos cinco estados.
Luiz Flavio de Oliveira integra a diretoria do Clube Ornitológico de Campo Grande e explica que o torneio será na modalidade fibra, quando os pássaros cantam para limitar o território de cada um.
A competição é composta de eliminatórios e ao fim 20 pássaros são eleitos os vencedores. Os criadores que chegarem à final receberão troféus.
Luiz explica ainda que só criadores cadastrados no clube e com registro no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os curiós e bicudos que participam da competição são criados em cativeiros e anilhados.
“Não pode participar qualquer pessoa que cria um pássaro. São criadores legalizados no Ibama e com os animais que vivem em cativeiro”, explica o integrante da diretoria do clube.
Além dos sul-mato-grossenses, competidores de Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro também virão a Campo Grande para participar do concurso. Os pássaros que costumam vencer as competições custam cerca de R$ 250 mil, porém, os animais não são comercializados durante o torneio.
Serviço: A 4ª etapa do torneio será realizada a partir das 8 horas do domingo no ginásio do colégio Status, localizado na Rua Pedro Davi de Medeiros, 210, no Jardim Paulista. Mais informações podem ser obtidas no telefone 91226119.