ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Demanda por testes aumenta mais de 600% na Capital

Número de testes realizados em janeiro é superior à população somada de 74 cidades

Adriel Mattos | 01/02/2022 19:01
Estado enfrenta nova onda após confirmação da circulação da variante Ômicron. (Foto: Divulgação/PMCG)
Estado enfrenta nova onda após confirmação da circulação da variante Ômicron. (Foto: Divulgação/PMCG)

A prefeitura de Campo Grande realizou em janeiro mais de 66,9 mil testes para covid-19, o que representa um aumento de 642% em relação ao mês anterior. Em dezembro de 2021, foram realizados 9 mil testes.

O número de testes realizados só em Campo Grande é superior a toda a população de 74 cidades de Mato Grosso do Sul, que possuem menos de 60 mil habitantes. E como se cada morador de municípios como Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina, Maracaju e Aquidauana, por exemplo, tivesse sido testado em um único mês.

A taxa de positividade também aumentou proporcionalmente em relação aos dois períodos, saindo de 5,9% para 30,8%. Em dezembro, foram registrados 532 casos positivos, enquanto que em janeiro, os casos positivos saltaram para 20,6 mil.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, avaliou que este aumento pode estar relacionado à falta de cuidado individual e relaxamento nas medidas preventivas, como uso de máscara e manutenção do distanciamento social.

“Com o avanço da vacinação e a redução no número de casos, as pessoas passaram a se preocupar menos com os riscos de contágio e voltaram a se socializar de maneira mais intensa e frequente e sem tomar os devidos cuidados. E a prova disso é que nós tivemos uma explosão de notificações, sobretudo neste mês de janeiro, e isso gera consequências”, declarou.

O aumento na procura por atendimento e testes trouxe reflexos no sistema de saúde, provocando maior tempo de espera em razão da alta demanda. O município reforçou os locais de atendimento e disponibilizou um número maior de locais para que a população tenha acesso de maneira mais adequada aos serviços.

Atualmente, mais de 50 locais oferecem o teste para detecção da covid-19 de maneira gratuita e sem a necessidade de agendamento em Campo Grande. Os locais de testagem são divulgados diariamente pela Sesau nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias