Equipamento que detecta vazamentos invisíveis de água é doado à UFMS
A Águas Guariroba, concessionária responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, doou hoje (9) à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) um geofone, equipamento usado para etectar vazamentos invisíveis de água através de ruídos.
Além de ajudar a encontrar vazamentos de água na rede interna da universidade e contribuir para o uso racional no local, o aparelho também poderá ser utilizado para fortalecer o conhecimento de alunos de graduação e extensão da UFMS.
O equipamento foi doado pela diretoria da Águas Guariroba em encontro que aconteceu na reitoria da universidade. "É um equipamento de excelência e vai ajudar na gestão da instituição", frisa o reitor da UFMS, Marcelo Turine, que completa.
"Com nossos alunos, no ambiente de ensino, ajuda na pesquisa e extensão, auxilia na questão da racionalização, de encontrar o uso incorreto da água em alguns lugares da universidade". O geofone doado é o mesmo usado pelas equipes da Águas para trabalhos realizados sempre durante as madrugadas, buscando sons que indiquem vazamentos na ree de tubulações.
Conforme o presidente da Águas Guariroba, Guillermo Deluca, a empresa acredita que as parcerias com universidades são essenciais para fortalecer o conhecimento e os benefícios oferecidos à comunidade.
"Estamos convictos que o ideal é realizar projetos em parceria para que seja possível explorar os potenciais de ambas as partes em prol de um bem comum, ajudar a comunidade", afirma Guillermo.