ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Iphone não desliga e aparelhos com problema “lotam” loja de reparos

Lidiane Kober | 29/01/2014 17:00
Com um oficial de Justiça, Marquinhos foi hoje a Iplace exigir a troca imediata do celular, como determina o Código de Defesa do Consumidor (Foto: Cleber Gellio)
Com um oficial de Justiça, Marquinhos foi hoje a Iplace exigir a troca imediata do celular, como determina o Código de Defesa do Consumidor (Foto: Cleber Gellio)

Conhecido mundialmente pela qualidade, cerca de 50 exemplares do Iphone 5 apresentaram defeito em Campo Grande e consumidores foram obrigados a acionar a Justiça para não ficar sem aparelho celular até um novo chegar.

O problema é que o Iphone não desliga de jeito nenhum e, mesmo com a garantia valendo, a autorizada da Apple, na Capital, a Iplace, não aceita entregar outro aparelho até receber um substituto. Dessa forma, o consumidor ficaria até 20 dias sem celular.

“Há exatos 35 dias, meu aparelho não desliga, precisei viajar de avião e não consegui desativá-lo”, contou o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB). O mesmo problema aconteceu com o Iphone do auxiliar de cartório, Luiz Fernando Vieira do Carmo.

Com a garantia em mãos, os dois procuraram a autorizada da Apple em Campo Grande. “A empresa confessou o problema e o classificou como defeito de série”, relatou Marquinhos. A Luiz Fernando, a empresa, inicialmente, alegou “fadiga do material”.

“Primeiro, que fui duas vezes lá e, cada vez, informaram um horário de atendimento. Inicialmente, das 14h às 18h, depois, das 15h às 18h. Depois, minha mulher foi e, para ela, um funcionário se comprometeu em atendê-la às 11h. Aí indignei de vez, só porque minha mulher é bonita, ganha atendimento a qualquer hora?”, questionou, inconformado.

Passado o mal-estar inicial, ele não aceitou a alegação de que o aparelho apresentou “fadiga”. “Queriam culpar o consumidor”, analisou. “Agora, se a culpa fosse minha, você acha que eles dariam um novo celular, como se comprometeram?”, indagou. “No final das contas, admitiram o defeito de série”, concluiu.

Apesar de reconhecer a falha, a empresa mandou dos dois consumidores entregar o Iphone e ficar de 15 a 20 dias à espera de um novo aparelho, prazo supostamente necessário para a Apple mandar um substituto. “Queria um celular qualquer, só para fazer e receber chamadas, porque não posso ficar sem telefone”, comentou Marquinhos.

Justiça em ação - Alheia aos apelos, a empresa disse que não teria autonomia para entregar outro aparelho e que a regra vinha de cima. Certo de que o Código do Consumidor determina a troca imediata, o deputado acionou a Justiça e ganhou, nesta quarta-feira (29), medida de antecipação de tutela, assinada pelo juiz Emerson Cafure dos Santos, obrigando a Iplace a lhe entregar um aparelho em três dias até o substituto do Iphone chegar.

“Briguei pelos meus direitos como consumidor, como advogado, não como homem público”, frisou o deputado. “Espero que a decisão, ajude outras pessoas”, finalizou. Hoje, o Iphone 5 foi substituído pelo Iphone 5S, mas a Apple ainda tem estoque do modelo anterior.

Nos siga no Google Notícias