ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Bandeira cinza faz cidade de MS fechar até igrejas para conter a covid-19

Alerta do sistema Prosseguir é o maior, considerado de grau extremo o risco da doença para a saúde pública

Nyelder Rodrigues | 04/12/2020 20:02
Comitê da covid-19 se reuniu para decidir ações a serem tomadas (Foto: Divulgação)
Comitê da covid-19 se reuniu para decidir ações a serem tomadas (Foto: Divulgação)

Dois Irmãos do Buriti - cidade localizada a 83 km de Campo Grande - entrou quinta-feira (3) no grau máximo da covid-19, conforme o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), e para conter o avanço da doença na cidade, várias medidas foram tomadas, incluindo até o fechamento de igrejas.

Hoje, a cidade que pouco passa dos 10 mil habitantes, já soma nove mortes pela doença, 551 confirmações - sendo 528 recuperados e 14 isolados atualmente. Além disso, há 28 casos suspeitos isolados e dois internados nessa condição.

Um novo decreto foi editado e, conforme nota emitida pela prefeitura local, ele é válido até o próximo dia 15. O texto suspende atividades religiosas presenciais em tempos e igrejas e atendimento local e aglomeração de pessoas em bares, restaurantes, lanchonetes e similares como ação para conter a covid-19.

Além disso, todas as atividades festivas do município foram cancelas nesse período, incluindo casamentos e eventos diversos. O toque de recolher foi retomado, iniciando às 20h e encerrando apenas às 5h do dia seguinte.

O 'boom' da covid-19 no fim de julho e durante o mês de agosto fez com que as primeiras medidas de contenção na cidade fossem endurecidas. Os casos ocorreram em aldeias indígenas, o que exigiu uma atuação em parceria com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) para zelar pela saúde local.

Os números voltaram a cair em setembro e outubro, mas voltaram a subir há duas semanas, com casos na área urbana. "Isso não tinha acontecido desde o início da pandemia", frisa na nota o secretário de Saúde, Marcio Nascimento.

"Nesse momento as autoridades têm tido dificuldade com a falta de conscientização de grande parte da população, que após um período de menor incidência de casos, tem apresentado resistência quanto ao cumprimento das medidas de enfrentamento e proteção", completa o chefe da pasta municipal de Saúde Pública.

Além das restrições, também está prevista a intensificação de campanhas de orientação à população local nas redes sociais, rádios e carros de som, tanto na área urbana como rural do município de Dois Irmãos do Buriti.

Outra medida para conter o avanço do vírus na cidade é a realização de busca ativa dos casos positivos, suspeitos e de quem essas pessoas mantiveram contato. O sistema local de saúde também será reorganizado para abrigar melhores os casos.

Naviraí - Outra cidade que também entrou na bandeira cinza foi Naviraí, localizada a 366 km de Campo Grande. Já na casa dos 50 mil habitantes, o município adotou medidas menos rígidas, mantendo em vigor a maior parte do decreto publicado ainda em março com ações para conter o avanço da covid-19.

Nas igrejas, a limitação voltou a ser imposta em 50% da capacidade, enquanto em bares e lanchonetes foram feitas apenas adaptações, mantendo o limite de funcionamento até 22h, com recolhimento e atividade interna até às 23h, além de entregas até 0h.

Outra obrigatoriedade estabelecida no novo decreto é que o comércio deverá possuir máscaras de proteção para atender clientes que não as tenham. O toque de recolher, que começava às 23h e ia até às 5h, voltou a começar às 22h.

Além disso, ficou definido quem terá prioridade nas testagens de casos suspeitos, entrando primeiro na lista profissionais de saúde. Também deverão ser intensificadas atividades do setor público no sentido de conter a covid-19.

A reportagem tentou contato telefônico e por mensagens instantâneas com o prefeito Izauri Macedo (DEM) durante toda a tarde para repercutir a questão na cidade, mas não obteve êxito até o fechamento do texto.

Mapa mostrando cidades em pior situação em MS
Mapa mostrando cidades em pior situação em MS


Nos siga no Google Notícias