ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 19º

Interior

População não foi atingida por surto, diz prefeito após internação de militares

Exército anuncia que 24 militares foram internados com suspeita de influenza e caso será avaliado pela SES

Por Mylena Fraiha | 29/04/2024 18:32
Entrada da cidade de Bela Vista, cidade onde 24 militares foram internados com suspeita de influenza (Foto: Aqruivo/Hermelindo Mendonça)
Entrada da cidade de Bela Vista, cidade onde 24 militares foram internados com suspeita de influenza (Foto: Aqruivo/Hermelindo Mendonça)

"A cidade está tranquila, sem registros de internações de civis por influenza", garante o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda (PSDB), após o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada anunciar que 24 militares foram internados com suspeita de influenza nesta segunda-feira (29).

Ao Campo Grande News, o prefeito menciona que o caso parece ser isolado, restrito ao ambiente militar, mas enfatizou que a situação está sendo monitorada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A administradora do Hospital São Vicente de Paula, Maria Marly Marin Pucheta de Rojas, também reiterou que não foram registrados outros casos de influenza na cidade. Ela destacou que a causa da morte de Vinícius ainda está sendo investigada e que os exames dos 24 militares internados serão analisados com cuidado. "Ainda não temos resultados confirmados, mas estamos avaliando os exames dos rapazes, incluindo o rapaz que faleceu".

Nesta segunda-feira, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada havia divulgado que 48 militares apresentaram mal-estar durante um treinamento no fim de semana, resultando na internação de 24 deles em Bela Vista, a 322 km da Capital. Cinco já receberam alta, mas dois permanecem em estado grave. Um jovem de 19 anos morreu.

A principal suspeita, conforme informado pelo Comando, é de influenza, uma vez que quatro indivíduos tiveram resultados positivos para o vírus em exames laboratoriais. O Exército assegurou que o grupo procurou atendimento devido a "sintomas de infecção viral semelhantes", embora não tenha detalhado quais seriam esses sintomas.

A reportagem entrou em contato com a SES em busca de informações sobre a disseminação da doença no município. O espaço permanece aberto para futuros pronunciamentos e atualizações sobre o caso.

Morte - Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, soldado do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista, morreu após passar mal durante o treinamento militar, na sexta-feira (26). A primeira suspeita foi desidratação, mas também teve febre e diarreia.

O soldado foi encaminhado para a enfermaria do regimento, mas depois precisou ser levado ao  Hospital São Vicente de Paula, onde foi diagnosticado com infecção generalizada. Devido à gravidade do caso, foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, onde não resistiu e morreu neste sábado (27).

Vinicíus Ibanez Riquelme, de 19 anos, em unidade do quartel de Bela Vista (Foto: Arquivo pessoal)
Vinicíus Ibanez Riquelme, de 19 anos, em unidade do quartel de Bela Vista (Foto: Arquivo pessoal)

O militar participava do acampamento de instrução básica. Se trata de um treinamento de vários dias no campo, onde são simuladas ações de combate, com exercícios e atividades de primeiros socorros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias