Vereador de Corguinho é flagrado pescando durante piracema
Período de piracema começou no dia 5 de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro de 2021
Vereador de Corguinho reeleito para mandato a partir de 2021, Hélio Tenório (Podemos), foi gravado enquanto pescava um peixe da espécie jaú, no conhecido Poço do Jaú. O vídeo foi compartilhado em um grupo de pescadores e o material enviado ao Campo Grande News.
Nas imagens, o vereador aparece acompanhado de outro homem enquanto retira o peixe de porte grande e acima do tamanho permitido da água com uso da técnica 'anzol de galho', que é proibido. Em certo trecho do vídeo, a pessoa que filma fala o nome do vereador. Na sequência, o parlamentar chega a pedir que continue sendo filmado o peixe capturado.
“O bicho é um touro”, afirma o homem que faz o vídeo, que não tem data de grava.
Em comparação com outro vídeo publicado pelo vereador no facebook em setembro deste ano, é possível ver que se trata da mesma camiseta da gravação da pesca.
O período de piracema começou no dia 5 de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro. Durante este momento, é proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso do Sul, em qualquer modalidade. Somente é permitida a pesca científica autorizada ou de subsistência, conforme destaca o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Quem for flagrado é multado, perder a licença de pesca e ainda pode ser preso.
Hélio Tenório foi eleito vereador em 2016 e reeleito para segundo mandato em 2021. A reportagem tentou contato com o vereador por telefone, mas não foi atendido. Houve contato por mensagens, mas também não foi respondido.