ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Momento Saúde Bucal

Indicações para a extração dos dentes do siso

Por Marco Polo Siebra (*) | 13/04/2024 15:55

Via de regra 90% dos meus pacientes não tem estrutura óssea para que o 3º molar erupcione na posição correta e para evitar futuros problemas faço as extrações, mas para alguns indicações precisas de extração.

1. Impactação: A impactação dos dentes do siso é uma ocorrência comum devido à falta de espaço na mandíbula ou maxila para a erupção adequada. Quando um dente do siso está impactado, ele pode ficar parcialmente erupcionado, ficando preso sob a gengiva ou osso adjacente. Isso pode levar a sintomas como dor, inchaço e irritação gengival. Além disso, os dentes do siso impactados podem favorecer o acúmulo de restos de comida e placa bacteriana, aumentando o risco de desenvolver problemas periodontais e cáries nos dentes adjacentes.

2. Dor e desconforto: Mesmo quando os dentes do siso não estão impactados, sua erupção pode causar desconforto e dor. Isso ocorre principalmente devido à falta de espaço na arcada dentária para acomodar adequadamente esses molares extras. A pressão exercida pelos dentes do siso sobre os outros dentes pode levar a sensações de aperto, dor de cabeça e desconforto na mandíbula.

3. Inflamação e infecção: A erupção parcial dos dentes do siso pode criar um espaço propício para o acúmulo de restos de comida e bactérias, resultando em inflamação e infecção da gengiva circundante, conhecida como pericoronarite. Esta condição pode causar dor intensa, inchaço e até mesmo dificuldade para abrir a boca.

4. Desalinhamento dos dentes: A erupção dos dentes do siso pode exercer pressão sobre os dentes vizinhos, causando desalinhamento e apinhamento dentário. Isso pode comprometer a estética do sorriso e a função mastigatória, além de aumentar o risco de problemas periodontais devido à dificuldade de higienização.

5. Cistos e tumores: Em casos raros, os dentes do siso podem estar associados ao desenvolvimento de cistos ou tumores. Essas formações podem ser assintomáticas inicialmente, mas com o tempo podem causar inchaço, dor e até mesmo deformidades faciais. A remoção dos dentes do siso afetados pode ser necessária para evitar complicações mais graves.

6. Facilitação de tratamentos ortodônticos: Em muitos casos, a extração dos dentes do siso é recomendada como parte do plano de tratamento ortodôntico. Isso ocorre porque a presença dos dentes do siso pode comprometer os resultados dos tratamentos ortodônticos, dificultando o alinhamento adequado dos dentes e a estabilidade do resultado a longo prazo.

Em resumo, a extração dos dentes do siso é frequentemente indicada para prevenir ou tratar uma série de problemas bucais potenciais. No entanto, cada caso é único, e a decisão de extrair os dentes do siso deve ser feita em consulta com um dentista, levando em consideração as necessidades individuais e o quadro clínico de cada paciente.

E aí gostaram dessas informações?? então compartilhem e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um forte abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias