Em apenas 6 cidades, greve fechou 84 agencias bancárias
O primeiro dia de greve dos bancos fechou 84 agências em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Coxim, Fátima do Sul e Maracaju. Segundo o presidente do sindicato dos bancários de Dourados e região, Raul Pedroso Verão, no município todas as 22 agências permaneceram fechadas nesta terça-feira (18). Em Fátima do Sul o fechamento também foi total.
Na Capital, 53 agências fecharam as portas no centro e também em alguns bairros, como as avenidas Júlio de Castilho e Bandeirantes. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região, Iaci Torres, 90% das agências da região central não funcionaram hoje. A greve também atingiu a agência do Banco do Brasil de Coxim e da Caixa Econômica Federal de Aquidauana.
“Nós acreditamos que o movimento vá aumentar mais a partir de amanhã e deva ter adesão maior até a sexta-feira porque os bancos vão testar o nosso poder mobilização”, destacou Iaci.
Mato Grosso do Sul tem 282 agências e 679 postos de atendimento bancários, segundo a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
Os bancários pedem reajuste de 10,25%, com aumento real de 5%, além de questões ligadas à saúde, garantia do emprego e segurança. A contraposta dos bancos foi de 6%, aumento de benefícios e PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
A Fenaban orienta para que os clientes procurem os caixas eletrônicos, internet, serviços de celular, telefone. Há a opção dos correspondentes bancários, como as Lotéricas, Correios, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.