ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Empresa aposta em picolés naturais de frutos do mato para conquistar clientela

Negócio familiar no bairro Jockey Clube oferece 40 sabores que garantem diversidade de produtos regionais para a comunidade, um dos objetivos do Movimento Compre do Pequeno Negócio

Da Redação | 14/09/2015 08:17
As irmãs Darli e Renata Castro (Foto: Divulgação)
As irmãs Darli e Renata Castro (Foto: Divulgação)

Como funcionária técnica do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a química Darli Castro Costa, 57 anos, teve a oportunidade de participar de diversas pesquisas científicas sobre os frutos regionais do Cerrado e do Pantanal, conhecendo as propriedades químicas e os valores nutricionais. Com tal privilégio, desejava empregar esse conhecimento em algo que também pudesse ser apreciado por quem está fora do ambiente acadêmico.

Ao mesmo tempo, Darli e a irmã, Renata Castro Costa, 45 anos, sempre quiseram muito montar um negócio próprio. Da junção desses dois desejos, surgiu em 2007 a ideia de investir na produção de picolés de frutas exclusivamente regionais, totalmente sem a utilização de essências e corantes artificiais, aproveitando somente o sabor puro da fruta.

Espaço simples e aconchegante (Foto: Divulgação)
Espaço simples e aconchegante (Foto: Divulgação)

Formalizada em 2010 e localizada no bairro Jockey Clube, em Campo Grande, a Picolé Frutos do Mato hoje produz 40 sabores de picolés de frutas de todas as regiões do Brasil, com destaque para os frutos do cerrado como guavira, cumbaru, bocaiuva e pequi.

“Acreditamos que, trabalhando com frutos regionais e sem a utilização de produtos químicos, estamos incentivando e resgatando a cultura alimentar do nosso estado e do país, ajudando a difundir sabores ainda pouco conhecidos pela população”, ressalta Darli.

Para ela, é gratificante compartilhar conhecimentos sobre a natureza e a própria cultura regional com os consumidores de seus produtos. “Mesmo sem grande divulgação na mídia, já temos clientes de diversos bairros da capital. As pessoas vêm à picoleteria ou fazem pedidos para entrega em casa ou em seus locais de trabalho”, diz.

Picolés sem essências e corantes artificiais (Foto: Divulgação)
Picolés sem essências e corantes artificiais (Foto: Divulgação)

Ao comentar a relevância de iniciativas como o Movimento Compre do Pequeno Negócio, do Sebrae, Darli observa que uma das principais contribuições de negócios como a Picolé Frutos do Mato é a diversidade de produtos que eles oferecem para a comunidade. “Com mais opções, criamos oferta e isso naturalmente aumenta a procura e movimenta a economia, favorecendo principalmente os bairros e, no final, a cidade como um todo”, enfatiza.

Compre do Pequeno - Foi para incentivar que a comunidade se beneficie cada vez mais dessa diversidade de produtos que surgiu o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) visa chamar a atenção da sociedade para a importância dos pequenos negócios para a economia local, com a geração de emprego e renda.

O Dia da Micro e Pequena Empresa, 5 de outubro, foi escolhido como data oficial do movimento. Se você é um pequeno comerciante, basta acessar www.compredopequeno.com.br e se cadastrar gratuitamente para ter acesso ao material completo da campanha, além de poder divulgar sua marca para todo o Brasil.

Nos siga no Google Notícias