ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Financiamento de imóveis com uso do FGTS Futuro começa em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2,6 mil

Por Gustavo Bonotto | 27/03/2024 20:35
Trabalhador de carteira assinada verifica o saldo do fundo no aplicativo da Caixa. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Trabalhador de carteira assinada verifica o saldo do fundo no aplicativo da Caixa. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira (27) que o oferecimento de linhas de crédito com uso do FGTS Futuro (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será iniciado na primeira quinzena de abril. Com a aprovação do recurso, trabalhadores com renda de até R$ 2,6 mil poderão contratar financiamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

O banco confirmou à Agência Brasil que iniciará as operações dessa modalidade de crédito nas duas próximas semanas. Em tese, a instituição financeira teria até 90 dias após definir as normas operacionais para começar a comercializar o FGTS Futuro, mas o prazo foi antecipado.

O anúncio da Caixa ocorre um dia depois de o Conselho Curador do FGTS regulamentar o FGTS Futuro para a compra da casa própria. Na contratação do crédito habitacional, o mutuário deverá autorizar a caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por 120 meses. A autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS.

Durante a contratação, o banco informará ao trabalhador o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. Caberá ao mutuário escolher a modalidade de crédito. Caso opte pelo FGTS Futuro, os depósitos que vierem a ser feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Caso seja demitido, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta atrelado ao financiamento do imóvel. Todo o excedente disponível na conta de FGTS será usado para reduzir a dívida, com exceção do recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador.

A opção pelo FGTS Futuro só pode ser feita no momento da contratação da linha de crédito. Caso o cliente não opte nesse momento, posteriormente poderá fazer uso dos recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, conforme demais modalidades previstas em lei. A Caixa esclarece que o uso ou não desse recurso será decidido exclusivamente pelo trabalhador e valerá apenas para os novos contratos de financiamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias