Prefeitura e governo fazem parceria para novo aeroporto
O governador André Puccinelli e o prefeito Nelson Trad Filho assinaram nesta segunda-feira (28) um termo de cooperação técnica para a avaliação de áreas que serão desapropriadas para a ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Pelo termo, a Prefeitura disponibilizará corpo técnico da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para fazer a avaliação das áreas de terras indicadas pelo Estado, apresentar os estudos realizados e os respectivos laudos de avaliação para a apreciação da Secretaria de Obras.
“O corpo técnico da Prefeitura em comum acordo com o governo do Estado vai atuar nas áreas referentes à desapropriação, a demarcação, enfim, situações que podem agregar valor e agilidade nos processos para que o governo possa implementar as medidas necessárias para o desenvolvimento do Estado e da Capital”, afirmou Nelsinho Trad.
O prefeito informou que os trabalhos começam imediatamente após a publicação do convênio no Diário Oficial. Pelo termo de cooperação, o Estado se compromete a utilizar os estudos e laudos fornecidos pela Prefeitura, desde que considerados adequados.
Esse projeto de expansão tem o objetivo de transformar o aeroporto em um centro de distribuição, exportação e importação de cargas. O convênio prevê investimento em torno de R$ 20 milhões para desapropriar e entregar à União uma área de 1.381 hectares (já declarada de utilidade pública pelo governador André Puccinelli).
As obras vão dobrar o tamanho e a capacidade da unidade aeroportuária, que poderá atender até 2 milhões de passageiros/ano.