ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Maioria discorda de acabar com prova de vida obrigatória a beneficiários do INSS

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e poderá deixar de exigir esta comprovação

Guilherme Correia | 20/01/2022 07:49
Entrada de agência do INSS em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Entrada de agência do INSS em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Maioria dos leitores, 65%, que responderam enquete do Campo Grande News, discorda de projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que pretende acabar com a obrigatoriedade de prova de vida para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A prova de vida é um procedimento operacional que serve para conferir e validar os dados do aposentado ou pensionista, com o objetivo de comprovar o direito ao benefício. Desta forma, serve para monitorar se os pagamentos estão corretos e evitar fraudes.

O projeto de lei 2696/21 acaba com a obrigatoriedade do beneficiário fazer a comprovação de vida junto ao órgão, alterando a Lei Orgânica da Seguridade Social. Atualmente, o texto está em discussão na Casa de Leis. Os demais 35% são favoráveis.

De autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), a proposta lembra que o INSS já tem acesso aos dados dos cidadãos, em especial aos dos cartórios de registro civil, e das limitações de locomoção e de acesso das pessoas idosas.

A ideia é reduzir burocracias, especialmente de pessoas idosas ou vulneráveis. O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias