Com jeitinho, quem mora sozinho também pode deixar a casa com cara de lar
É muito difícil você encontrar alguém que more sozinho e consiga logo de início deixar a casa com aquela cara de lar. Leva um pouco de tempo e capricho para que isso aconteça.
Claro que morando só você não precisa de muita coisa para sobreviver. Se a gente pensar no pacote básico, e aí eu quero dizer básico mesmo, tudo que você vai precisar é de uma geladeira (daquelas que você compra de segunda mão), um fogão (fogão sim! não dá pra fazer nuggets no micro-ondas, amigo), uma TV (aquela de tubo que estava encostada na casa dos seus pais e você conseguiu resgatar) e um colchão (ouvi alguém falar sofá? ouvi alguém falar uma cama decente?) e pronto! Você já pode se sentir preparado para encarar o mundo adulto!
Mas ninguém aguenta ficar morando muito tempo nesse estado constante de improviso, não é mesmo? Dá para encarar aquele crediário Casas Bahia e aos poucos ir montando sua casa com móveis de verdade, dar uma passeadinha pelas lojinhas de móveis usados da Marechal Rondon ou, se você for mais conectado, ficar de olho nas ofertas nos grupos de desapego do Facebook. Mas é só nos detalhes que você vai conseguir deixar a sua casa com a cara de quem importa mesmo quando se mora sozinho: você!
A boa notícia é que você nem precisa gastar muito e a Internet (ah, a Internet, essa linda!) traz muitas sugestões do que você pode fazer com poucos recursos. Minha fonte preferida de criatividade é o Pinterest, uma rede social para compartilhamento de fotos, no melhor estilo quadro de inspirações. Resolvi, então, separar algumas para vocês. No final das contas, elas valem também para quem mora em casa de um, de dois, de quantos forem:
Cestas de vime para organizar o banheiro: elas são opções super baratas para quem acabou indo morar onde não tem um armário no banheiro. Muito mais econômicas do que comprar um armário de verdade e super charmosas!
Interruptores coloridos: para dar uma corzinha ao cômodo, tá aí uma sugestão para lá de bacana e econômica! Basta encapar os interruptores com papel contact estampado ou colorido e pronto!
Pia mais colorida: nada de pia com tudo à mostra! Você pode cobrir a parte de baixo dela com um tecido bem fofo! Se você for mais prendado, fica o desafio: dá até para você se arriscar a fazer de retalhos!
Latas simples: o achocolatado acabou? Guarde a lata! Depois de retirar bem a embalagem e com detalhezinhos criativos, como fitas, laços e até adesivos você pode fazer vasinhos fofos para as flores (e elas nem precisam ser de verdade, heim?)
Mesinha de caixotes: essa é a minha sugestão preferida e ainda pretendo fazer para minha casa! Você vai precisar de quatro caixotes de madeira (desses que você pode barganhar no final da feira), lixar e pintar com a cor que preferir. Demanda tempo, mas o resultado, como você pode ver é super legal!
Enfim, se tem uma vantagem em morar sozinho, sem dúvida é poder arrumar sua residência como você bem entender, do jeito que você se sentir melhor e dentro do seu orçamento. Inspire-se, faça tentativas, experimente as combinações que lhe agradam e transforme o seu cantinho em um lugar onde você possa se sentir em casa.
* Evelise Couto, jornalista, criadora do blog Casa de Um.