ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Seis anos após ser batizado por índios em MS, Milton Nascimento visitará aldeia

Thailla Torres | 21/12/2016 15:52
Registro feito em 2010 quando Milton Nascimento foi batizado por índios guarani. (Foto: Vânia Jucá)
Registro feito em 2010 quando Milton Nascimento foi batizado por índios guarani. (Foto: Vânia Jucá)

O cantor Milton Nascimento está em Campo Grande para visitar aldeias, 6 anos depois de ser batizado por indígenas em Mato Grosso do Sul. O músico chegou nesta manhã e deve, inclusive, passar o Natal aqui no Estado. Os planos são de ir embora apenas no dia 27. 

Conforme o campo-grandense Danilo Nuha, produtor musical do cantor, Milton já acompanha a situação de 'guerra' em que vivem os índios sul-mato-grossenses e veio a Campo Grande em solidariedade e para oferecer ajuda. 

"Ele veio para tentar contato com os índios guarani. Ele é batizado pela etnia e sabe da situação em meio a guerra com fazendeiros. Ele vai ver como pode estar ajudando e por isso veio como um observador mesmo", explica.

Não há shows previstos. Milton está na casa do produtor e ainda não definiu qual comunidade vai visitar. A maior parte dos guarani vivem na região sul, local de conflitos constantes na luta pela demarcação de terras tradicionais.

Milton foi batizado com um nome indígena no evento "Show Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani" que aconteceu em 2010, na Praça do Rádio Clube. Cerca de 37 nhanderus (lideranças rezadoras) deram a ele o nome "Ava Nheyeyru Iyi Yvy Renhoi", que em português significa "Semente da Terra". O nome é dado a partir da percepção que os nhanderus têm da pessoa.

No dia, foram mais de 300 indígenas, artistas e convidados. A época também esteve presente o cantor estadosunidense Jason Mraz e a atriz Danielle Suzuki, convidados por Milton para reforçar o apoio aos índios.

A produção do cantor afirma que até o momento, Milton não fez nenhuma visita e o único contato com índios, foi por telefone. "São muitas lideranças e estamos fazendo uma pesquisa para saber como chegar de uma melhor forma nessa conversa", diz.

O cantor passou antes pelo Mato Grosso e ao chegar por aqui publicou em seu perfil no Instagram, uma fotografia, mostrando que já está em Campo Grande. 

Curta o Lado B no Facebook.

A publicação feita em seu perfil no Instagram,  mostra que o cantor já está em Campo Grande. (Foto: reprodução Instagram)
A publicação feita em seu perfil no Instagram, mostra que o cantor já está em Campo Grande. (Foto: reprodução Instagram)
Nos siga no Google Notícias