ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Amigas dão dicas de como decorar a mesa neste feriado e na Páscoa

Independente da ocasião, vale arrumar a mesa de forma simples e aproveitando os mesmos itens de casa

Por Jéssica Fernandes | 29/03/2024 07:15
Toalhas, guardanapo e  posição dos talhares fazem a diferença na decoração. (Foto: Paulo Francis)
Toalhas, guardanapo e posição dos talhares fazem a diferença na decoração. (Foto: Paulo Francis)

A Sexta-Feira Santa e a Páscoa são dois momentos em que muitos aproveitam para reunir a família, amigos e partilhar a refeição do dia juntos. Na hora de arrumar a mesa, vale investir em uma decoração especial, mas como fazer isso? O Lado B conversou com duas especialistas em mesa posta que garantem que o segredo está na simplicidade.

Geire Santos de Lima da Silva, de 47 anos, Abida Meneses Moreira, de 40 anos e Kamilla Santos de Lima da Silva, de 22 anos, são as mulheres por trás da ‘Tica Mesa Posta’. A empresa, além de prestar consultorias sobre o tema, também trabalha com acessórios, itens e jogos utilitários e decorativos.

Em conversa com a reportagem, elas falam sobre a proposta da mesa posta, como é importante criar esse hábito independente da ocasião, além de sugerirem dois exemplos de como arrumar a mesa nesta sexta-feira e no domingo.

Abida, Geire e Kamilla estão à frente da Tica Mesa Posta. (Foto: Paulo Francis)
Abida, Geire e Kamilla estão à frente da Tica Mesa Posta. (Foto: Paulo Francis)

Mas, primeiro, as empresárias destacam que o hábito não se resume a louças bonitas e suplasts. “A mesa é uma demonstração de amor, é você dizer o ‘eu te amo’ servindo. Servir é amar e é isso que temos como propósito na Tica. Mesa não é só sobre etiqueta”, fala Abida.

Compartilhando da mesma ideia, Geire afirma que a mesa também é sobre estar junto com quem é importante. “O propósito é unir as pessoas, atrair a família em torno, resgatar relacionamentos. Quando você entende isso tudo fica mais leve e divertido. Aí você não se prende em ter ou não os itens e ao decorrer do tempo vai aprendendo”, diz.

Como fazer a mesa posta - Na loja, as empresárias deixaram dois modelos prontos. O primeiro é referente à Sexta-Feira Santa e o segundo à Páscoa. Para quem nunca fez algo similar, elas explicam que tudo começa com a toalha ou o trilho que é o tecido que fica no centro da mesa de jantar percorrendo por todo o comprimento.

Exemplo de mesa decorada para o almoço de sexta-feira santa. (Foto: Paulo Francis)
Exemplo de mesa decorada para o almoço de sexta-feira santa. (Foto: Paulo Francis)
Guardanapo é um detalhe que faz a diferença na decoração. (Foto: Paulo Francis)
Guardanapo é um detalhe que faz a diferença na decoração. (Foto: Paulo Francis)

A peça, conforme Abida, é o que torna o móvel mais atrativo. “A gente costuma dizer para não deixar a mesa ‘pelada’ sem uma roupa porque não é atrativo. Quando você veste a mesa isso acaba despertando interesse. Então é ter esse cuidado de no dia a dia deixar a mesa com uma toalha, um trilho e na hora de comer você traz as louças”, diz.

Na hora de preparar a mesa não precisa ter pratos e talheres ‘refinados’. A ideia é aproveitar o que tem em casa, seja aquele jogo mais usado ou aqueles que estão pegando poeira no armário. “Até mesmo os famosos Duralex, se você montar, a sua mesa vai ficar muito bonita”, afirma Geire.

A primeira dica que elas dão para quem está começando é deixar a ‘mesa vestida’ dando preferência para toalhas de tons claros. Sem jogo americano ou sousplat na mesa, o segundo passo é trazer os pratos que podem ser coloridos ou decorados para criar um contraste com a estampa neutra.

Outra forma de arrumar o guardanapo é deixar o tecido entre os pratos. (Foto: Paulo Francis)
Outra forma de arrumar o guardanapo é deixar o tecido entre os pratos. (Foto: Paulo Francis)

A disposição dos pratos é definida como o ‘mais fundo’ da refeição principal na base da mesa e o da sobremesa ou entrada por cima. Os talheres, conforme Geire, também tem um jeito correto de colocar.

“As pessoas sempre se perdem na disposição dos talheres, mas a faca está sempre do lado direito com o corte voltado para dentro e o garfo do lado esquerdo. A dica é que todos os itens masculinos são do lado erquerdo”, diz. No caso dos talheres, vale investir naqueles em tons de prata ou dourado para ficar mais fácil na hora de combinar com os demais itens.

Outra dica valiosa dada por ela é a quantidade de taças na mesa. O uso do primeiro item não dispensa o do copo. “Nunca é demais porque, por exemplo, você serviu o suco, mas depois convidado pede uma água. A taça está suja, mas o copo está limpo para você servir”, esclarece.

Exemplo de mesa decorada para o almoço de Páscoa. (Foto: Paulo Francis)
Exemplo de mesa decorada para o almoço de Páscoa. (Foto: Paulo Francis)

Para dar um toque a mais à mesa posta, vale colocar um guardanapo seja do lado esquerdo do prato, em cima do de sobremesa ou entre os dois. O guardanapo pode ser dobrado ou estar preso ao porta-guardanapo.

Essas e outras dicas estão presentes na mesa posta para a refeição deste feriado. Organizada de forma mais simples, ela foi decorada com alguns pães e a jarra de suco, que também pode ser usada para por qualquer outra bebida.  “Pensei nessa ceia de fim de tarde e início de noite com os pães e sucos de uvas. Coloquei a taça, o cálice, para a família ter esse momento de agradecer”, completa Geire.

Já a mesa para o almoço de Páscoa traz detalhes diferentes começando pela hera com frutas artificiais e as taças com detalhes dourados. “Como é domingo de ressurreição, é a vida que você está celebrando, por isso tem as frutas. É um dia de celebrar, então o dourado traz esse tom festivo”, destaca Abida.

Caçarola são peças versáteis para colocar na mesa posta. (Foto: Paulo Francis)
Caçarola são peças versáteis para colocar na mesa posta. (Foto: Paulo Francis)

Combinando com as taças, o jogo de talheres também é dourado. Para completar, elas trouxeram duas caçarolas para a mesa. “A caçarola é uma peça versátil que você pode usar para vários tipos de prato e a cor ajuda bastante porque ela é branca. Você consegue compor de diversas formas”, diz Geire.

Seja neste feriado ou em outra data especial, as empresárias reforçam que o mais importante é transformar a mesa posta em um hábito diário para si e as outras pessoas de casa.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias