ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Vai pegar a estrada? Evite amanhecer, crepúsculo e pancadas fortes de chuva

Abuso da velocidade e ultrapassagem em local permitido ainda são principais causas de acidentes

Por Kamila Alcântara | 29/03/2024 07:05
Fiscalização na MS-450, que dá acesso ao distrito de Piraputanga (Foto: Divulgação)
Fiscalização na MS-450, que dá acesso ao distrito de Piraputanga (Foto: Divulgação)

Feriadão chegou e com a data, muita gente aproveita para pegar a estrada. Mas atenção: o mais seguro é enfrentar o trânsito com boa visibilidade. A chefe da Divisão de Educação da Agetran, Ivanise Rotta, dá dicas para quem for viajar de hoje (29) até domingo (31).

A especialista explica que os melhores horários para viajar é quando há visibilidade na pista, que pode ser prejudicada pelo sol ou chuva forte. "Os horários mais adequados são aqueles que não estão no crepúsculo e nem no amanhecer. Quando estiver chovendo forte, procure um lugar seguro e espere passar".

Com relação à segurança, ela reforça que a viagem deve começar dias antes, quando fazemos a manutenção básica nos pneus, óleos, freios e água no limpador de para-brisas. Depois, vem a mentalização no objetivo, que é ir e voltar em segurança, com todos bem.

"Quando a gente vai viajar, temos que ter em mente que é um passeio e que todos nós desejamos retornar para casa do mesmo jeito que saímos. Também precisa lembrar que não está sozinho na estrada e podem ocorrer vários imprevistos, por isso deve ter atenção por ele e pelos outros", destaca.

Por fim, Ivanise reforça que é de extrema importância respeitar a velocidade e os locais de ultrapassagem. "O que mais mata em Campo Grande e nas estradas é quando a pessoa  não anda na velocidade permitida na via. Outra causa é a ultrapassagem em local proibido, ninguém colocou aquelas duas faixas sem motivo, aleatoriamente. Essa sinalização é colocada devido à baixa visibilidade na contramão de direção, por isso é proibida a ultrapassagem", termina.

A PRF (Polícia Militar Ambiental) já colocou 600 policiais nas estradas federais. Os pontos focais nas fiscalizações são os excessos de velocidade, o uso do celular enquanto dirige, as ultrapassagens indevidas, a alcoolemia, o não uso do cinto de segurança e dispositivo para transporte de menores.

Já a Polícia Militar de Trânsito alerta para dirigir sob efeito de álcool, por isso, vão reforçar as fiscalizações com bloqueios e Lei Seca. Os trabalhos serão desenvolvidos em pontos mais críticos de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias