Lojas negociam entrega de jogos em pré-venda até 3 semanas antes do lançamento
Na semana passada o site GamesIndustry publicou matéria sobre negociações que estão ocorrendo entre uma associação internacional de varejistas de produtos eletrônicos (a ERA – Electronic Retailing Association) e as empresas que publicam jogos de videogames e as desenvolvedoras de consoles, para que os games estejam disponíveis em mídia física para o consumidor até 3 semanas antes do lançamento oficial do jogo.
Dessa forma, ao comprar um lançamento em pré-venda o jogador já o retiraria da loja de imediato, porém o jogo só começaria a funcionar na data e horário do lançamento oficial, através de uma liberação automática online, como já acontece hoje nas pré-vendas dos jogos via download.
Os lojistas alegam que isso resolveria muitos dos problemas enfrentados por eles nas pré-vendas. A matéria indica que as “publishers” ficaram de analisar a proposta, mas que inicialmente a reação foi negativa, pois elas exaltaram mais os aspectos negativos do que os positivos, como o risco desse acesso antecipado à mídia do jogo causar um aumento na pirataria.
Trata-se de uma discussão que está acontecendo a nível internacional, mas que se progredir lá fora com certeza trará reflexos positivos também para o mercado nacional também. Afinal, se o assunto pré-venda traz dor de cabeça para os “gringos”, imagina então para os brazucas? Vamos dar uma refletida sobre a realidade enfrentada por aqui.
Para nos ajudar, conversamos com Patrick Weiller, dono da loja Retro Gamers aqui de Campo Grande. Para ele a questão de ter a venda com 3 semanas antes da data de lançamento iria beneficiar muito a indústria dos jogos em mídia física (lojas e comércio varejista), principalmente no Brasil onde temos uma logística muito ruim de distribuição. “Chega a ser desesperador depender das transportadoras e dos correios, cujos serviços despencaram em termos de qualidade nos últimos anos. Aqui em Campo Grande, com muita sorte, nós conseguíamos receber o jogo na véspera do lançamento”, nos conta Patrick.
Além de melhorar o sistema de pré-venda, o que por si só já beneficiaria o consumidor, Patrick ainda aponta outro benefício que essa nova prática teria: “com os jogos em mãos, os clientes já poderiam fazer sua instalação, aplicar updates e aguardar a hora exata para poder executar o game já com tudo pronto”, explica Patrick.As caixas dos jogos da pré-venda viriam com a label Day One e teriam benefícios ou preço reduzido para quem garantisse a compra do produto.
Os problemas com as pré-vendas fazem com que muita gente migre para o mercado de jogos via download, mesmo que a preferência delas seja pelas mídias físicas. Tudo para não perder a chance de curtir seu jogo preferido no lançamento. Esse acesso antecipado à mídia física poderia reverter essa tendência e dar força novamente ao comércio varejista de jogos de videogame.
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