ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Sabor

Língua de jacaré com sabor de bacon agora compete com pacu de Juanita

Após dois anos, chefs lançaram prato para o 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS – Sabores da Terra"

Por Jéssica Fernandes | 25/04/2024 06:25
Língua de Jacaré na Brasa’ criado pelo Juanita Restaurante, em Bonito. (Foto: Luana Chadid)
Língua de Jacaré na Brasa’ criado pelo Juanita Restaurante, em Bonito. (Foto: Luana Chadid)

A língua de jacaré virou ingrediente principal no cardápio do famoso restaurante Juanita, em Bonito, a 297 km de Campo Grande. A iguaria é novidade no espaço gastronômico que nos últimos dois anos vem estudando e aprimorando a receita que foi lançada especialmente para o 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS – Sabores da Terra”.

Chef do Juanita Restaurante, Jean Pierri Palmieri fala sobre o prato ‘Língua de Jacaré na Brasa’ e o que o motivou a explorar esse corte de carne. Em 2022, ele visitou o Frigorífico Caimasul em Corumbá onde comentou com o gerente sobre os cortes ainda inexplorados do animal. “O senhor Carlos contou sobre os miúdos do jacaré, dizendo ser um animal em que se aproveita tudo e que teríamos facilidade e surpresas ao explorar o desconhecido”, recorda.

De volta a Bonito, Jean fez os primeiros testes de receitas junto com a chef proprietária Juanita Battilani. Ambos ficaram animados ao constatarem que a língua de jacaré, além de ser uma carne exótica, é muito saborosa.

Prato é servido sobre uma ‘cama’ de farofinha de guavira picante. (Foto: Luana Chadid)
Prato é servido sobre uma ‘cama’ de farofinha de guavira picante. (Foto: Luana Chadid)

“Temperada com cerveja IPA, especiarias e assada no braseiro de angico foi uma explosão de sabores, lembrando sabor de bacon, suíno defumado, com textura macia semelhante ao lombo suíno”, explica o chef.

Apesar de ficarem surpresos com o potencial da iguaria, os chefs decidiram guardar a receita e esperar o momento ideal para trazer ao público. Em maio, Mato Grosso do Sul recebe o Circuito Gastronômico “Isto é MS – Sabores da Terra” e o restaurante escolheu essa ocasião para divulgar o prato.

Com a visão de que a língua de jacaré seria algo completamente diferente, os chefs irão participar do evento com esse prato de entrada. A ‘Língua de Jacaré na Brasa’ é servida sobre uma ‘cama’ de farofinha de guavira picante e acompanha molho de pimenta Juanita.

Linguiça pantaneira de jacaré é mais uma receita produzida pelos chefs. (Foto: Arquivo pessoal)
Linguiça pantaneira de jacaré é mais uma receita produzida pelos chefs. (Foto: Arquivo pessoal)

No restaurante, Jean e Juanita são fãs da carne de jacaré e a prova disso é a diversidade de pratos que levam a carne. No interior do Estado, o estabelecimento oferece várias possibilidades ao público, como o filé da cauda grelhado na manteiga de garrafa, o filé do lombo crocante, a linguiça pantaneira de jacaré, a caldeirada de jacaré e o burger de jacaré.

Para produzir as receitas, a empresa adquire a carne através da  Caimasul. “É 100% controlada e fiscalizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) entre outros órgãos”, destaca o chef. Além das licenças e fiscalizações, a Caimasul também tem um controle rigoroso sobre a higiene e tratamento dispensado ao animal.

De enorme valor nutricional, a carne do jacaré tem baixíssimos teores de gordura e colesterol comparada a outros tipos de carne. O Restaurante Juanita está de portas abertas ao público desde 2010 quando começou no sistema self service. Desde 2015, a casa trabalha com o menu à la carte.

O estabelecimento está localizado na R. Nossa Sra. da Penha, 854, Centro, em Bonito.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias