Morador encontra jacaré em quintal e coloca coleira para esperar PMA
Um morador do Bairro Vespesiano Martins levou um susto ao passar pelo quintal do vizinho, na manhã desta terça-feira (20). O tratorista Gilmar Humberto, 54 anos foi surpreendido por um filhote de jacaré, que estava perdido no terreno. Ele resgatou o animal e o prendeu com uma “coleira” até a chegada da PMA (Polícia Militar Ambiental).
Gilmar contou que, para encurtar o caminho e não dar a volta na quadra, pula o muro que fica aos fundos de sua residência e passa por uma casa abandonada. Ele e a esposa foram ajudar um pedreiro, que teve o carro incendiado, então resolveram fazer o caminho de sempre.
Ao olhar por cima do muro, eles viram o filhote de jacaré no terreno. No começo, contou Gilmar, que a esposa ficou assustada, com isso resolveram chamar o Corpo de Bombeiros, que atendiam a ocorrência de incêndio, para retirar o réptil. Os bombeiros acionaram a PMA.
Como não sabiam o tempo que a polícia demoraria a chegar até o local, o marceneiro Valmir Alves das Cruz, 37, resolveu resgatar o animal. “Nós laçamos ele e trouxemos pra cá”, relatou. Para que o jacaré não fugisse ou mordesse alguém do bairro, os moradores da casa resolveram amarrar o réptil com uma corda, como se fosse uma coleira com focinheira.
O “visitante surpresa” chamou a atenção de vários moradores, que foram até a casa de Gilmar para observar o animal. “Se a polícia demorar, nós vamos comer esse jacaré”, brincou o tratorista.
Na região, conforme Valmir, nunca havia aparecido um jacaré, somente um tamanduá, mas ele foi resgatado pela PMA. Ele acreditou que o réptil tenha vindo do lago que fica próximo a casa.
A PMA afirmou que deslocou uma equipe até a casa para realizar o resgate. O jacaré será encaminhado para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), no Parque dos Poderes.
Como se trata de um filhote, o animal poderá ficar alguns dias no CRAS e depois solto no próprio habitat, longe da cidade. A polícia ainda explicou que o final do ano é a época de reprodução do jacaré, com isso alguns filhotes saem para conseguir comida e podem ser encontrados fora de seu habitat.