ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Projeto da UFGD cria "hotel de abelhas" para preservar a espécie

Nyelder Rodrigues | 29/08/2016 22:56
"Hotel" é feito em madeiras e visa preservar espécies (Foto: Divulgação/UFGD)
"Hotel" é feito em madeiras e visa preservar espécies (Foto: Divulgação/UFGD)

Um "hotel de abelhas" foi criado em projeto da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) como um método de preservação de abelhas e vespas solitárias, que em todo o mundo vem diminuindo e causando preocupação em biólogos e demais profissionais da área ambiental.

Importantes na reprodução de plantas, ao carregarem o polén, a extinção de abelhas e vespas traria dados sérios à natureza, colocando em risco a diversidade biológica de vários locais.

"As populações de abelhas estão diminuindo e oferecer residências a elas serviria como incentivo à polinização das plantas do entorno", explica o professor doutor da FCBA (Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais), Samuel Boff, coordenador do projeto.

Além disso, Samuel indica que a instalação dessas residências também permite o retorno das abelhas ao ambiente, sendo uma importante prática para produtores rurais que dependem de abelhas como polinizadoras.

Dentre as atividades que prejudicam as abelhas estão o desmatamento, a monocultura e o uso de pesticidas em lavouras. Entre 70% a 80% das plantas com flores dependem das abelhas - que somam mais de 20 mil espécies, 80% delas solitárias 0 para produzir frutos e sementes.

Nos siga no Google Notícias