TRE e Polícia Federal apreendem jornais ofensivos a candidato a governo
Agentes da Polícia Federal cumpriram mandato de busca e apreensão, neste domingo (28), de jornal com “conteúdo ofensivo” ao candidato a governo Reinaldo Azambuja (PSDB), em Campo Grande. O material, entregue no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, foi recolhido por determinação da juíza da 44ª Zona Eleitoral, Cíntia Letteriello.
No mandato, a juíza ressaltou que a irregularidade foi apontada através do sistema web denúncia do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) contra a distribuição de exemplares de jornal intitulado i9, que contrariam decisão judicial que já retirou site de mesmo nome do ar.
A decisão indignou Silvano Carvalho, envolvido na distribuição do periódico semanal. “Quero deixar minha indignação a este ato contra a democracia”, protestou em sua página no Facebook.
O chefe de cartório da 44ª Zona Eleitoral, Wilson de Alencar Borba, confirmou a apreensão dos jornais, recolhidos a sede da Justiça Eleitoral. “Como tem decisão que impede veiculação da matéria o jornal foi apreendido. Fica a cargo da juíza decidir e devolver a apreciação do caso para o procurador eleitoral”, ressaltou Wilson, que não soube estimar quantos jornais foram efetivamente apreendidos.
Denúncias – A entrega irregular de material gráfico é a quinta maior causa de denúncias protocoladas no TRE-MS, representando 28 (9,92%) das 282 queixas registradas até hoje no sistema web denúncia.
Em primeiro lugar estão a colocação de cavaletes (23,40%) e o uso de mensagens de texto e telemarketing (21,27%).