ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Saúde em Equilíbrio

Percepção corporal: sinais do nosso corpo

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 10/04/2024 09:57

Você sabia que a percepção corporal é essencial para o nosso bem-estar físico e emocional? Ter consciência do próprio corpo e suas sensações é fundamental para identificar possíveis problemas de postura, tensões musculares e assimetrias que podem causar dores e desconfortos. A persistência nas tensões musculares é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento de dores crônicas e lesões. Muitas vezes, ignoramos os sinais que o nosso corpo nos dá e acabamos sobrecarregando determinadas regiões musculares, o que pode levar a problemas mais graves no futuro. Assim como os desequilíbrios causados pelas assimetrias, tensões corporais também são problemas comuns que podem causar dores e limitações de movimento.

Nossa dica de hoje é: procure realizar uma consulta profissional com um fisioterapeuta, para avaliar e corrigir possíveis desequilíbrios musculares e estruturais, também:
- Pratique atividades físicas regularmente, para fortalecer os músculos e melhorar a postura corporal;
- Faça pausas durante o trabalho ou estudo para alongar e relaxar os músculos;
- Mantenha uma boa postura ao sentar, ficar em pé e dormir;
- Utilize almofadas ergonômicas e suportes lombares para manter a coluna alinhada;
- Realize massagens terapêuticas e terapias complementares, para aliviar as dores e tensões musculares.
Ao prestar atenção à sua percepção corporal, persistir na busca por alívio das tensões, corrigir assimetrias e tratar as dores, você estará cuidando da sua saúde de forma preventiva e garantindo uma qualidade de vida melhor a longo prazo.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias