ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Campanha de vacinação animal vai aos bairros Santo Antônio e Vila Sobrinho

Iniciativa busca imunizar 179.620 cães e 89.810 gatos contra a raiva até o fim do ano

Por Gustavo Bonotto | 30/08/2024 20:30
Cachorro sendo vacinado por funcionários do CCZ durante ação. (Foto: Reprodução/Sesau)
Cachorro sendo vacinado por funcionários do CCZ durante ação. (Foto: Reprodução/Sesau)

Agentes do CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) irão percorrer os bairros Santo Antônio e Vila Sobrinho, localizados na região do Segredo, em Campo Grande, para vacinar cães e gatos contra a raiva durante o fim de semana. A ação faz parte da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, iniciada em agosto.

De acordo com a coordenadoria ligada à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a meta deste ano é vacinar 179.620 cães e 89.810 gatos. Pode receber o imunizante animais com mais de 90 dias e saudáveis. Vale ressaltar que as doses são gratuitas e protegem os bichos de estimação que têm contato com seres humanos.

O último caso de raiva registrado na Capital aconteceu em 1968. Em cães e gatos, o último registro havia sido no ano de 1988, onde após 23 anos, ocorreu um caso isolado de raiva canina em 2011. À época dos fatos, um cão adquiriu a doença através do contato com um morcego contaminado com o vírus. Desde então, levantamento do CCZ já contabilizou 75 resultados positivos para o vírus da raiva animal até o presente ano.

Caso o tutor não esteja em casa no momento em que a equipe estiver no bairro, será deixado um comunicado para que o animal seja levado ao CCZ com objetivo de aplicar a vacina antirrábica. O órgão funciona aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 21h (segunda a sexta) e das 6h às 22h (sábados, domingos e feriados).

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias