Concurso Beleza Indígena do Pantanal chega à capital
Dia 25 de abril, às 16h, o Parque do Sóter abrigará o concurso que vai mostrar a diversidade étnica de Mato Grosso do Sul, é a final da primeira edição do Beleza Indígena do Pantanal. O evento reúne representantes de 16 aldeias dos municípios de Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Anastácio, Dourados, Nioaque, Caarapó, Amambai, Japorã e de Campo Grande.
Segundo a idealizadora o desfile, Silvana Dias de Souza, os objetivos do evento são: resgatar a auto-estima da mulher indígena, integrá-la às diversas etnias, mostrar sua tradição, entre outros.
"A mulher indígena sofre duplamente com o preconceito da sociedade, por ser índia e mulher. E o que queremos é exaltar a nossa beleza e mostrar a nossa riqueza cultural, por isso, um dos requisitos mais importantes é o traje típico e a manutenção da língua materna", destacou.
Em etapas prévias do concurso, realizado em aldeias, foram selecionadas representam das seguintes etnias: Ofaié, Terena, Guarany-kaiowá, Atikum, Kadiwéu e Guató.
O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Campo Grande, do governo do Estado, do governo federal, da Ordem dos Advogados do Brasil além de diversas empresas privadas.