ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Detida pela Guarda, advogada nega que estava em aglomeração

Boletim de ocorrência por aglomeração de pessoas e obstrução do serviço público foi registrado contra ela

Alana Portela | 08/03/2021 15:26
Guarda Municipal de Dourados durante a abordagem que resultou da detenção da advogada Thalita Peixoto. (Foto: Reprodução vídeo)
Guarda Municipal de Dourados durante a abordagem que resultou da detenção da advogada Thalita Peixoto. (Foto: Reprodução vídeo)

Som alto em carro teria sido motivo da confusão que resultou na detenção da advogada Thalita Peixoto, 29 anos, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande. O fato aconteceu ontem (7), na casa de um amigo e terminou na delegacia.

“Tava na casa de um amigo, que é meu cliente. O casal me convidou para o almoço e fui pra lá, fiz lasanha. Estávamos em cinco pessoas. Almoçamos tarde e ficamos lá mais um pouco, fui deitar com meu namorado e ele dormiu”, conta Thalita.

Após a publicação do vídeo, a advogada relata sua versão dos fatos durante a abordagem da Guarda Municipal, após denúncia de perturbação de sossego. Segundo ela, o problema foi o som do carro do amigo que estava na garagem da casa.

Por volta das 16h30, ela acordou o namorado para ir embora, pois "tinha outras coisas para fazer". Nesse tempo, chegaram duas meninas na casa e ela, já se preparado para sair, foi para o lado de fora do local. "Estávamos em sete, oito pessoas no máximo".

Enquanto esperava o namorado sair, a advogada ficou em frente a garagem da casa conversando com o amigo, que tinha aberto a porta do carro que estava estacionado no local e ligado o som, garante ela. “A gente estava conversando no lado do carro sem gritar. Todo mundo estava conseguindo se ouvir. Não estava super baixo e nem alto para incomodar o vizinho”, afirma.

Enquanto eles conversavam no lado de fora, uma viatura da Guarda Municipal apareceu no local falando de uma denúncia. O amigo da advogada então teria questionado um dos agentes sobre quem havia feito a reclamação, momento no qual, "o guarda respondeu que não era obrigado a falar", diz a advogada.

“Disse que não tinha obrigação de dizer quem fez a denúncia e se que quisesse saber, ele teria que acompanhar até a delegacia. Meu amigo disse que ia, mas não era um acompanhamento de pegar o carro e ir atrás. Teria que ir detido”, conta a advogada.

Bate-boca - A partir daí, o que seria uma simples abordagem se transformou numa confusão e acabou na delegacia. Segundo a advogada, o guarda disse: “Você tá achando que meu trabalho é brincadeira? Não é brincadeira não”. Em seguida, revistou o rapaz e prendeu. “Colocou no camburão”, lembra Thalita.

Vendo a confusão, Thalita se apresentou aos guardas como advogada do amigo. “Disse que estava ali para resolver a situação, expliquei que estava no exercício da minha profissão e mesmo assim, não me ouviu e quis levar meu cliente detido no camburão”.

Nesse meio tempo, Thalita ligou para outro amigo que também é advogado se afastou da confusão, indo em direção ao seu carro, que estava estacionado na calçada do local por conta da sombra, de acordo com ela.

“Nisso o outro guarda puxou a placa do meu carro e falou que estava irregular ali. Disse que seria apreendido e teria de retirar no Detran [Departamento Estadual de Trânsito]. Pediu a chave e falei que não entregaria”.

A situação foi esquentando, deixando os ânimos mais exaltados e então a advogada tentou entrar na casa, porém, diz que não conseguiu.  “O guarda me segurou e falou que não era para entrar, que se entrasse, seria presa”.



Vídeo - Ela foi levada até a viatura, e a cena começou a ser gravada. As imagens mostram o guarda pegando no braço da advogada e ela pedindo para que ele não encostasse nela. Durante a abordagem, Thalita ainda pede para que o agente chame uma guarda mulher.

A gravação tem apenas 30 segundos, não mostra a advogada entrando na viatura, mas ela afirma que não resistiu ao receber a ordem de entrar no veículo, apesar do vídeo mostrar ela argumentando contra a medida. “Entrei sozinha, ninguém precisou me enfiar lá”, frisa.

Dentro da viatura, ela teria ficado por dez minutos e aproveitou para continuar conversando com outro advogado por telefone e contar o que estava acontecendo.

Em seguida, a viatura saiu do local e foi ao encontro de outra guarnição onde tinha uma agente mulher, para fazer a revista pessoal da advogada. “Me tiraram do camburão com todas as pessoas vendo, me colocaram para a guarda fazer a revista na frente de todos”.

Thalita relata que o motivo da revista seria para pegar a chave do seu carro, porém, a guarda não encontrou e pegou o seu celular. “Sem a chave, tomou o celular da minha mão, me enfiou dentro do camburão de novo e me levou para polícia”.

Já na delegacia, foi registrado um boletim de ocorrência por aglomeração de pessoas e obstrução do serviço publico contra a advogada. Ela foi ouvida e liberada do local.

A situação chegou até a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), que nesta manhã (8), emitiu uma nota de repúdio contra a ação dos guardas e também pediu o afastamento imediato dos agentes por abuso de poder.

Para a reportagem, o presidente da OAB Mansour Elias Karmouche ainda afirmou que amanhã (9), durante uma reunião com a OAB nacional, levará o assunto para debate.

A reportagem também entrou em contato com a Guarda Municipal de Dourados, que ficou se manifestar através de uma nota de esclarecimento, porém até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Nos siga no Google Notícias