ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Pista é aprovada e facilita aeroporto reabrir para voo comercial

Órgão da Força Aérea aprovou cabeceira 24 da pista e agora falta homologação do sistema de iluminação

Por Helio de Freitas, de Dourados | 27/02/2025 15:37
Pista é aprovada e facilita aeroporto reabrir para voo comercial
Equipe da Força Aérea em teste que aprovou cabeceira 24 da pista do aeroporto de Dourados (Foto: A. Frota)

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, a 251 km de Campo Grande, deu mais um passo nesta quinta-feira (27) para reabrir o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para voos comerciais. A cabeceira 24 da pista teve a certificação aprovada pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), órgão da Força Aérea Brasileira.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, MS, foi aprovada pela Força Aérea Brasileira, avançando para a reabertura para voos comerciais. A certificação da cabeceira 24 foi concluída, mas ainda é necessária a homologação do sistema Papi e a certificação dos sistemas de telecomunicações. A cabeceira 6 já está liberada para aviões particulares. A prefeitura planeja licitar a construção de um novo terminal de passageiros em março, com obras incluídas no Novo PAC. O prefeito Marçal Filho destacou a resolução de problemas antigos em menos de dois meses de gestão.

Fechado em maio de 2021 para reconstrução da pista, cuja obra foi feita pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, o aeroporto aguarda agora a publicação da portaria homologando o sistema Papi, sigla em inglês para definir “Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação”, ou seja, sistema de iluminação que auxilia os pilotos em procedimentos de pouso noturno. Falta também a certificação dos sistemas de telecomunicações, fundamentais para operações com aeronaves comerciais.

Vistoria feita pelo GEIV em dezembro de 2024 aprovou sem ressalvas a cabeceira 6, a mais importante e utilizada para pousos. Já na cabeceira 24, o brilho emitido por um dos refletores não atingiu os padrões de segurança exigidos para homologação e o equipamento teve de ser substituído.

Segundo a prefeitura, cabeceira 6 já foi homologada e está liberada para receber aviões particulares de grande porte. Outro avanço necessário é a certificação da Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo, que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens.

"Todo aeroporto que atende voos comerciais precisa ter sala de EPTA. Trata-se da sala rádio de comunicação e da estação meteorológica, que repassa as informações para os comandantes e essa sala é fundamental para retorno dos voos comerciais", explicou o assessor especial do aeroporto, Juliano Domingos.

Pista é aprovada e facilita aeroporto reabrir para voo comercial
Prefeito Marçal Filho e secretário no aeroporto de Dourados, nesta quinta (Foto: A. Frota)

Hoje de manhã, o prefeito Marçal Filho (PSDB) esteve no aeroporto e disse que em menos de dois meses de gestão resolveu problemas que se arrastavam há anos em relação ao aeródromo.

Segundo ele, a licitação para construção do novo terminal de passageiros será feita em março pelo Governo do Estado. A obra foi incluída no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Com cerca de três mil metros quadrados de área construída, o novo terminal terá lanchonete e lojas comerciais, além de seção contra incêndio. Conforme o prefeito, mesmo com a construção do novo terminal, as operações poderão ocorrer normalmente, assim que a pista for homologada para aviação comercial.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias