Com espaços alternativos novos modelos de escritórios estão chegando no Brasil
As novas configurações dos escritórios estão chegando no Brasil.
Com espaços alternativos, como baias com sofás e salas de diferentes formatos, os locais para reunião ganharam em simplicidade e conexão social. Começam a surgir as "áreas do silêncio". Elas são utilizadas em atividades que exigem alta concentração. São áreas isoladas onde a regra é o silêncio absoluto e qualquer funcionário pode usar pelo tempo que for necessário. Nesse mesmo escritório, os espaços colaborativos estão sendo ampliados. São áreas de convivência, como a do café ou até espaços organizados em corredores. Elas ganharam monitores e internet para permitir reuniões fora dos horários de almoço que ocorrem em tempos diferentes. O quarto espaço desse escritório é dedicado aos funcionários que vão ao escritório com menos frequência. Eles passaram a compartilhar estações de trabalho - mesas, cadeiras e computadores - que são revezadas. Para eles, foram instalados armários individuais, como os existentes em escolas, para guardar seus pertences.
Quem deseja o cargo de tutor de Dilma?
Há teóricos da história que acreditam que a história não se repete e existem aqueles que acreditam que ela pode ser repetida. A tese mais interessante é de que a história é evolutiva, propiciando a existência das duas alternativas - pode ou não se repetir.
Há pouco, o atacante Robinho do Palmeiras demonstrou a possibilidade da repetição. Fez dois gols iguais no goleiro Rogério Ceni do São Paulo. Porém, o Chelsea, time inglês, demonstra que a história não se repete - com o mesmo time e todas as demais condições, o time campeão inglês produz um fiasco atrás do outro. Façam suas apostas.
Há duzentos anos, emparedado pelas disputas entre as províncias e a Corte, D.Pedro I abdicou em favor de seu filho, que contava com cinco anos, que posteriormente passaria a ostentar o título de D.Pedro II. O período que se seguiu até que Pedro II assumisse o poder, foi marcado por guerras civis, crises econômicas e um enfraquecimento das autoridades do poder central localizada no Rio de Janeiro. Finalmente, Pedro II foi sagrado imperador, mas seu tutor, José Bonifácio, foi preso. A história se repete ou não? Quem deseja o cargo de tutor de Dilma?
Os militares tem algo a ensinar aos educadores brasileiros?
O ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica conseguiu se tornar uma das melhores escolas de engenharia do Brasil principalmente por se livrar de muitas amarras dos governantes. Em sua origem, o ITA contratou professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos centros de excelência norte-americanos, para criar aqui um centro de pesquisa em engenharia aeronáutica. É do ITA que saem os melhores quadros para a Embraer, uma das mais avançadas indústria nacionais. Até hoje o ITA mantem certo grau de liberdade por não estar vinculado às regras do Ministério da Educação, mas ao Ministério da Defesa. Outro exemplo vem das escolas secundárias militares. Qual pai sul mato-grossense não gostaria de colocar seu filho na escola localizada na Avenida Afonso Pena?
Insatisfação geral no Mcdonalds.
Em agosto, funcionários do Mcdonalds de 40 países protestaram contra a empresa. No Brasil, participaram das manifestações, funcionários de São Paulo, Brasília, Salvador e Goiânia. Os trabalhadores estariam acumulando funções e sofrendo abuso com as escalas móveis - quando a empresa obriga o funcionário a ficar à disposição, esperando pela escala, mas não paga pelas horas em que ele está ocioso.
Satélite chinês vai monitorar desmatamento em tempo real dentro de dois meses.
Em dezembro do ano passado foi lançado mais um satélite chinês, exclusivo para os interesses brasileiros - o Cbers-4. Esse satélite fornecerá dados detalhados da situação das florestas e alimentarão um sistema de detecção de desmatamento em tempo real. Esse sistema enviará avisos e dados imediatamente para a Polícia Federal, Ibama e órgãos estaduais de meio ambiente, além de outros 70 mil usuários desse sistema ligados à proteção ambiental. A distribuição regular de avisos e de dados é prevista para acontecer nos próximos dois meses, porque ainda se encontra em fase de ajustes. Um técnico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) diz que o satélite possibilitará coibir a derrubada até de uma pequena floresta pois avisará os órgãos fiscalizadores quando a primeira árvore for derrubada, levando à possível prisão e multa dos responsáveis. Será o Big Brother das florestas, olhos que as protegerão. É claro que a prioridade será dada à floresta amazônica, mas as demais também estarão sob sua guarda.