ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 35º

Direto das Ruas

Com feridas abertas, idoso reclama de falta de materiais para curativo em USF

Aposentado procurou atendimento em duas UBS diferentes, mas em ambos faltavam gaze, pomada e óleo de girassol

Por Gabi Cenciarelli | 31/08/2024 14:14
Feridas que ficaram abertas após falta de material para curativo em UBS (Foto: Direto das Ruas)
Feridas que ficaram abertas após falta de material para curativo em UBS (Foto: Direto das Ruas)

Juraci Nicolau, um aposentado de 70 anos, ficou com feridas abertas e sem tratamento depois de buscar atendimento nas Unidades de Saúde da Família do Aero Rancho e Dom Antônio. Na tarde da última sexta-feira (30), ele foi informado de que as os locais não tinham material disponível para realizar os curativos.

A filha do Idoso, Letícia Nicolau, é técnica de enfermagem, relatou ao Campo Grande News que as feridas do pai são antigas, surgidas há cerca de três anos devido ao seu trabalho como operador de máquinas. Juraci, que era residente rural, se mudou recentemente para a cidade. Com o agravamento da dor e a dificuldade de locomoção causadas pelos ferimentos, ele procurou ajuda na USF Aero Rancho.

O aposentado ficou internado durante oito dias na unidade de saúde, onde teve alta no último dia 26 com a indicação médica de ir ao posto todos os dias limpar a ferida e refazer o curativo. "Chegando lá falaram pra levar óleo de girassol, pomada e gaze porque estava em falta. Se for assim, prefiro fazer em casa", contou a filha.

Feridas na perna de idoso que não conseguiu tratamento em UBS (Foto: Direto das Ruas)
Feridas na perna de idoso que não conseguiu tratamento em UBS (Foto: Direto das Ruas)

Procurada pela reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que não há falta de materiais nas unidades de saúde. No entanto, para o atendimento do paciente citado na matéria, é necessário realizar uma avaliação especializada devido às lesões, o que é feito no CEM (Centro Especializado Municipal). Por isso, o curativo não foi realizado nas USFs.

Ainda de acordo com a pasta de saúde, a equipe da USF mais próxima à residência do paciente entrará em contato na segunda-feira (2) para providenciar o encaminhamento ao CEM.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Nos siga no Google Notícias