Rally da Pecuária percorre MS para fazer diagnóstico da produção
Expedição vai percorrer 16 propriedades e colher amostras de outras 60 no Estado

Mato Grosso do Sul recebe até terça-feira (25) a terceira do Rally da Pecuária, que percorre o país para avaliar a qualidade das pastagens e os índices que medem a eficiência do rebanho de corte. No Estado, a expedição visita 16 propriedades nas regiões de Campo Grande, Dourados e Corumbá, além de amostras de dados de outras 60 fazendas.
Segundo o coordenador da equipe que visita o Estado, Maurício Palma Nogueira, o rally avaliar diversos pontos ligados a produção diretamente ao desempenho do rebanho, como a situação das pastagens, a diminuição da mortalidade, ganho de peso, com o objetivo de aumentar o retorno para o produtor. “Vamos fornecer informações para traçar uma meta do que pode ser melhorado”, destacou.
MS ocupa hoje o quarto lugar entre os maiores produtores do país, com rebanho estimado de 21,1 milhões, segundo dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Em todo país, o rally deve visitar 120 fazendas de diferentes modelos de produção e mapear as pastagens, levantando informações como a qualidade do capim e espécies adotadas, e também aplicar questionários para os produtores onde são perguntados os índices de produtividade, manejo sanitário e comercialização.
Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, a visita da expedição é fundamental é fundamental no momento em que a pecuária precisa de informações de fatores que influenciam a produção. “Esta visita serve para levantar qual o nível da nossa pecuária e melhorar esse nível. São questões como o mercado, qualidade e nos nichos de mercado onde o produtor pode investir”, detalhou.
Depois de Mato Grosso do Sul, o Rally da Pecuária segue para o Paraná. Os resultados do levantamento serão apresentados no dia 23 de outubro na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), em São Paulo (SP) e disponibilizados na internet em seguida.