ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

FestCine privilegia espaços alternativos culturais de MS

Redação | 12/01/2009 21:21

Espaços alternativos de cultura em Mato Grosso do Sul também serão privilegiados na 6ª edição do FestCine Pantanal (Festival de Cinema de Campo Grande), que começa amanhã e vai até 1º de fevereiro.

Na Capital o projeto do festival se estende ao Pontão da Cultura Guaicuru, Casas Brasil da Vila Santo Eugênio, Ponto de Cultura Mukando Kandongo e Instituto Delta de Educação, enquanto em Corumbá as programações poderão ser conferidas no Moinho Cultural Instituto do Homem Pantaneiro e em Dourados as exibições acontecem na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Em todos esses cenários diversificados da cultura no Estado serão exibidos curtas-metragens e o filme Jogo de Cena, do cineasta Eduardo Coutinho.

O Mukando Kandongo, por exemplo, é ligado à Associação Familiar da Comunidade Negra São João Batista, que atende aproximadamente 138 famílias do Jardim das Monções Universitárias e complexo Pioneiros. A coordenadora do espaço, Rosana Franco, enfatiza que a programação de festivais dificilmente chega ao público da periferia e parabeniza iniciativas como essa.

Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Santo Eugênio, o festival inova ao descentralizar as atividades da região central. Sua previsão é de que as exibições de agora repitam o sucesso de projeções que já foram promovidas pelo CineCultura no bairro.

Ainda na Capital, a descentralização do 6º Festival de Cinema de Campo Grande promete movimentar o horário de almoço de centenas de comerciantes da região da Vila Santa Dorothéia, no centro da cidade. Instalado na Rua13, o Pontão de Cultura Guaicuru, coordenado por Andréa Freire, irá oferecer ao público a oportunidade de conferir a programação em dois horários, com sessões às 12h e às 19h.

No interior do estado duas cidades abrigam a Mostra Paralela. Em Corumbá a ausência de um cinema faz do FestCine Pantanal um evento ainda mais esperado pela comunidade da Cidade Branca, Ladário e Bolívia. A coordenadora Josiane Penteado confirma que a entidade já tem recursos liberados para a instalação de uma sala de projeção, que deve funcionar ainda este ano.

Nos siga no Google Notícias