Aprovação do governo de Michel Temer é de apenas 13%, segundo pesquisa
Esta é a primeira pesquisa feita depois do afastamento de Dilma Rousseff (PT)
Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) aponta que 13% dos brasileiros aprovam o governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). A avaliação foi realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Já os que consideram a gestão regular somam 36%, enquanto quem acha ruim ou péssima compõe 39%.
Encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o levantamento aconteceu entre 24 e 27 de junho e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios brasileiros. Somam 13% quem não tem avaliação sobre o governo. As informações foram divulgadas pelo G1.
Esta é a primeira pesquisa do Ipobe divulgada após o afastamento da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), em 12 de maio, quando o impeachment que ela enfrenta no Senado, foi aprovado. Na avaliação anterior, em 30 de março, a petista aparecia com a aprovação de 10% dos entrevistados, enquanto 69% a desaprovaram e 19% consideravam a gestão dela regular.
Comparação – A avaliação também pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e Dilma à frente do País. Segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados consideram o governo do presidente em exercício melhor; 44% acham que é igual; 25%, pior e 8% não souberam ou não responderam.
Também foi questionada a expectativa dos entrevistados sobre os próximos meses de Temer. 24% responderam “ótimo/bom”; 32%, “regular”; 35%, ruim/péssimo”; e 9% não souberam ou não responderam.
O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta sexta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.