Giroto discute implantação do Plano Nacional de Logística em MS
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O deputado Edson Giroto (PR) discutiu com o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, na manhã desta terça-feira, a implantação do PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes), que serviu de base para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De acordo com a assessoria de imprensa de Giroto, o Plano Nacional de Logística e Transportes prevê investimentos de R$ 290 bilhões até 2023 em todos os sistemas modais: ferroviário, rodoviário, aquaviário, dutoviário e aeroviário.
A proposta é adequar os sistemas modais às demandas de produção agropecuária, mineral e industrial do País nos próximos anos, com redução de 41% no consumo de combustível e de 32% de emissão de CO2 e aumento de 38% da eficiência energética.
A intenção é distribuir melhor a participação dos modais, fazendo, até 2025, cair de 58% para 30% o uso do transporte rodoviário no total de carga que circula no País, com incremento do transporte ferroviário em 10 pontos percentuais (de 25% para 35% ); e de 13% para 29% o aquaviário; de 3,6% para 5% o dutoviário e de 0,4% para 1% o aeroviário.
“Ao se priorizar investimentos capazes de racionalizar a matriz de transportes do País, haverá redução dos custos de transporte, de energia e de emissão de gás do efeito estufa”, explicou Perrupato.
O plano inclui a Ferrovia do Pantanal e as ampliações dos aeroportos de Dourados, Três Lagoas, Bonito, Porto Murtinho e Chapadão do Sul.
No setor hidroviário do PNLT estão ainda os corredores Paraná-Tietê - com 245 quilômetros, de Guaira (PR) até UHE Porto Primavera (SP) - e o Paraguai - com 1.323 quilômetros, de Cáceres (MT) até o Rio Apa.