ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Vinda do presidente "enche" estrada que dá acesso a assentamento rural

Estrada de terra que leva ao Santa Mônica ficou movimentada durante todo o dia

Marta Ferreira | 13/05/2021 18:04



Programado para receber no mínimo 200 pessoas, o evento do qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa nesta sexta-feira (14) em Terenos, a 25 km de Campo Grande, encheu de carros, pequenos e grandes, a estrada de acesso ao assentamento Santa Mônica, onde já foi montado o palco para autoridades.  O movimento foi atípico durante todo o dia, com os preparativos para receber o chefe da Nação.

Como a cidade é vizinha à Capital, a equipe precursora do presidente, responsável pelo trabalho de preparação da agenda, ficou  baseada em Campo Grande, desde o início da semana. Com isso, o vai e vem foi intenso, tanto das equipes de Brasília, as forças de segurança locais e dos fornecedores.

É o que mostra vídeo recebido pelo Campo Grande News, com a estrada repleta de veículos, entre eles viaturas policiais. Como é de terra, dá para ver a poeira subir no rastro dos automóveis.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, o número de pessoas convidadas para a entrega de títulos de posse de lotes de assentamentos rurais da região está respeitando o decreto estadual com restrições à movimentação de pessoas, por causa  da pandemia de covid-19.

Terenos, com 22 mil habitantes, está hoje na bandeira vermelha para o risco de contágio pela doença, conforme o mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

Isso estabelece, conforme a regra estadual, funcionamento só das atividades essenciais e daquelas de baixo risco.

Estrutura montada para receber o presidente em assentamento. (Foto: Henrique Kawaminami)
Estrutura montada para receber o presidente em assentamento. (Foto: Henrique Kawaminami)

Preparação - Segundo levantado, prefeitos de todas as cidades receberam convites, mas nem todos devem comparecer, de acordo com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir do Couto Junior (PSDB).

Quem convida para o evento é a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (DEM/MS).

O prefeito de Terenos, Henrique Wankura Bubke (PSD), informou à reportagem que toda a organização é do governo federal, como ocorre normalmente nesse tipo de agenda.

Por enquanto, o compromisso em Mato Grosso do Sul ainda consta como "previsão", pois é praxe a confirmação horas antes, até por questão de segurança.

Na agenda prevista, Bolsonaro chega às 9h20, em Campo Grande, segue de helicóptero para Terenos, volta para a Capital cerca de uma hora depois e antes do meio da tarde já terá retornado a Brasília.

Nos siga no Google Notícias