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A importância da leitura na educação infantil

Kleber Gomes (*) | 28/06/2023 08:30

Uma recente atividade na escola na qual atuo como professor da educação infantil com crianças de 4 e 5 anos de idade fez-me pensar um pouco mais a respeito da importância da leitura nessa que é a primeira etapa da educação básica no Brasil. Uma atenção a esse ponto nos faz, na verdade, repensar outros aspectos relacionados a esse assunto tão crucial para a formação de cidadãos plenos, conscientes de direitos e de deveres e críticos quanto às realidades de passado e de presente do país.

Realizamos em nossa escola um projeto de leitura com todos os alunos que temos, momento no qual pudemos, juntamente com os demais professores e professoras de nossa unidade escolar, trabalhar com vários gêneros e estilos literários. Um dos objetivos nessa ação foi o de aguçar nos pequenos o gosto pelos livros, pelas obras, pelos autores, pelos contos, pelas histórias e por tudo o mais relacionado à prática da leitura. Foi fantástico todo o envolvimento dos alunos, dos profissionais na unidade e também das famílias convidadas à participação nas ações do referido projeto.

Uma reflexão pontual surge em ações semelhantes a citada logo acima. A importância dada à leitura no Brasil, há tempos, tem ligação direta com o descaso por parte dos inúmeros autores que deveriam, à risca, cumprir com o papel que lhes é cabido nesse sentido.

No entanto, vejo que apenas focarmos nos pontos negativos ou mesmo repetirmos análises com relação a fatos e erros do passado ou mesmo do presente pouco trará de resultados práticos e concretos, quando o assunto é a busca por mudanças para a nação e para a educação em si, situações a serem concretizadas com a realidade de uma nação leitora.

Bom destacar a inserção da escola nesse processo. Nesse importante espaço de formação, a leitura deve encontrar oportunidades para que se torne atrativa e plena de significados para as crianças. Brasil afora, educadores e educadoras têm se esmerado para que aquilo que houve de negativo no passado seja superado. Assim, iniciativas por todos os cantos do país têm surgido e incentivado outros educadores e educadoras para que a busca pelo gosto da leitura seja uma realidade em mais espaços escolares e lares.

Quando pensamos na educação básica nacional, em qualquer faixa etária com a qual formos trabalhar, podemos obter excelentes resultados, quando pautada a importância que deva ser dada à leitura. Atenho-me, porém, aqui na escrita deste material, mesmo que de forma resumida, à prática da leitura já a partir da sala de aula na educação infantil.

Importante é o início do gosto pela leitura junto a esse público, afinal de contas, por meio dessa prática ganhos enormes são somados à aprendizagem dos alunos São várias as provas científicas de que há enriquecimento no vocabulário, obtenção de conhecimento e a dinamização do raciocínio e da interpretação, por meio da intensa e contínua prática da leitura. As experiências vivenciadas por professoras e professores na educação infantil relacionadas à leitura corroboram o que temos lido e aprendido com relação a essa importante ação na busca por novos apreciadores do ato de ler.

Quando os olhares se voltam para respostas às perguntas que  surgem a respeito de como o Brasil pode melhorar nas áreas social, econômica e da segurança, inegavelmente, pensa-se na execução de uma educação de qualidade. Nesse quesito, volta-se ao foco pelo qual essa educação tenha seu início na educação infantil, passando-se por uma alfabetização com seriedade e uma dedicação extrema a programas, projetos e atividades voltados à leitura.

Aqui, cabe o destaque novamente à realidade do envolvimento de vários atores neste importante processo. São os governos, por meio das políticas públicas, as escolas com ações pontuais exercidas por todos os seus profissionais e o envolvimento das famílias neste ato, um conjunto que surge como agente facilitador a uma maior apreciação pela leitura junto ao público infantil.

Olhando-se os documentos norteadores do exercício da educação no Brasil, a educação infantil, é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral das crianças até os cinco anos de idade, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando assim a ação da família e da comunidade.

Dessa forma, quando abraçado com muita atenção na educação infantil, o conjunto de ações ligado à leitura traz realização de produções por parte dos alunos. É notado nisso o acompanhamento de uma leitura crítica por parte desses alunos, mesmo sendo seus passos iniciais ainda imaturos, em construção e inerentes à sua tenra idade.

Pensando-se na atualidade e nas características de uma era digital como a de hoje, a importância dada à leitura perpassa os ambientes tradicionais, ligados a espaços fechados, ampliando-se esse alcance a inúmeros outros lugares, como os lares dos alunos, as ruas, as praças, os meios de transportes a serem usados pelos alunos.

Olhando-se a realidade do momento, a leitura tem sido oportunizada em quase todos os lugares, os quais, muitas vezes, no passado, eram inimagináveis como ambientes dessa prática tão saudável. E as vivências aqui citadas têm um trampolim ímpar no seio da educação infantil.

Há um ponto a mais a ser destacado. O incentivo que tem se dado às famílias para que resgatem o hábito da contação de histórias é algo muito positivo a ser considerado. É a ação pela qual as crianças são incentivadas a ler. O que era caracterizado pela ausência de um hábito saudável tem dado espaço em muitos lares para um investimento de tempo e de interesse para tal.

A tarefa em se provocar a imaginação infantil e do resgate dos momentos tão ímpares da vida familiar, pouco a pouco, têm sido cativados por muitas famílias hoje em dia, não ficando mais essa tarefa exclusivamente nas mãos da escola. É o avanço tão bem-vindo hoje nas experiências como educadores e educadoras junto às famílias de nossos alunos.

Quando falamos em educação infantil cabe também o destaque à facilitação de um ambiente direcionado ao aspecto do letramento, como o próprio nome diz, uma atmosfera condicionada por números, textos, frases e palavras e não somente por letras colocadas sem intencionalidade à disposição das crianças. Em cada parte do dia a dia dos pequenos tudo isso deve estar presente. Cada oportunidade não pode ser desperdiçada nesse sentido.

Muita atenção precisa ser direcionada à prática da leitura já na educação infantil, no intuito de que a partir desses momentos iniciais da vida a cidadania plena já venha a ser vislumbrada nos pequenos, mesmo isso sendo de forma ainda bem embrionária. Cabe aqui destacar que todo o incentivo às ações pertinentes à leitura, em tratando-se do alunado da educação infantil, não  pode mais restringir-se apenas ao ambiente da escola. Faz-se necessária a parceria que envolva também a família e a sociedade.

Na educação infantil são incentivados os chamados intercâmbios culturais, pelos quais os alunos passam a aprender por meio de inúmeras informações advindas das mais variadas ações. São os momentos nos quais são oportunizadas às crianças espaços, atividades e eventos relacionados à leitura e à escrita. Situações, por exemplo, lúdicas e do dia a dia, não somente são vivenciadas no ambiente escolar, as mesmas também se estendem aos contextos familiares.

Anotar o título de um programa na TV, escrever os nomes de uma tia ou de um primo, ajudar na lista da compra a ser realizada, por exemplo, além de serem naturais, algo do cotidiano e, em um primeiro momento, revestidos de um irrisório valor, passam a ser excelentes veículos de condução no incentivo que toda criança deva ter em seu processo de ensino e aprendizagem ligado à leitura, e isso não somente no chão da escola.

O olhar à linha do horizonte relacionada ao futuro que nos aguarda traz ainda enormes desafios. É necessária muita perseverança para que ações do momento não se percam nos próximos passos que serão dados. Se temos até aqui colhido os resultados em nossos esforços para que a leitura se torne algo prazeroso, imaginemos aquilo a ser obtido a médio e longo prazos. Portanto, toda dedicação por ora relacionado à importância que temos dado à leitura na educação infantil redundarão em ganhos muito especiais.

(*) Kleber Gomes é professor na Rede Municipal de Ensino (Reme) Campo Grande/MS, especialista em Educação Infantil e Mestrando em Ensino de História do ProfHistória da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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