Até onde têm sido valorizados os professores no Brasil de 2023?
Em pleno 2023, o Brasil continua sendo o país que pouco valor dá aos professores. Exemplos disso, infelizmente, são vários por todos os cantos da nação. Uma desafiante realidade enfrentada por todos aqueles e aquelas que, diariamente, no chão da escola, realizam com muita responsabilidade o papel vital que lhes cabe para que mais e mais brasileiros tenham, de forma concreta, o acesso à educação e à permanência nela.
Pensando-se, de forma prática, em algo que muito somaria para melhorar o trabalho dos professores do Brasil seria as secretarias de educação, tanto as municipais como as estaduais, país afora, acatarem e colocarem em prática a sugestão já bem amplificada de deixar já agendada, no começo do ano letivo, a data das seletivas pelas quais os professores são contratados para períodos temporários de trabalho.
Muito desgastante a forma como tem se multiplicado pelo país provas que são marcadas em finais de ano, com conteúdos programáticos exaustivos e prazo curto para o preparo dos candidatos. Sem falar que, nos últimos meses do ano letivo, o ritmo nas escolas é bem acelerado, fator que exige muito da energia e do tempo dos professores.
Em uma outra rápida análise, importante destacar a urgência da realização de concursos públicos, por meio dos quais sejam efetivados os profissionais que já atuam em sala de aula há anos e que, anualmente, ou a cada biênio, dependendo do contexto de alguns locais, sofrem com certas dúvidas e inseguranças relacionadas aos processos seletivos temporários. O pedido relacionado ao aumento desses certames ecoa em todas as regiões do Brasil, algo que precisa muito e de forma célere ser ouvido pelo poder público.
Necessário também destacar o papel que a grande mídia tem, no sentido de divulgar ao Brasil o trabalho real executado pelos bravos professores por todos os cantos do país. Em muitos momentos e, em casos bem recentes, foram noticiados fatos nos quais os profissionais da educação passaram a ser vistos como os entraves para que escolas, alunos e as práticas educacionais nacionais tenham êxito no dia a dia. Notem como é passado ao Brasil, por exemplo, através dos telejornais e da internet, a respeito de uma greve que por acaso tenha ocorrido em algum lugar do país. Nem sempre o que é divulgado, em casos como esses, mostra a luta dos professores, seus anseios pelo melhor na valorização de seu trabalho e a busca incessante que realizam para que seus direitos sejam respeitados.
Algo que precisa ser destacado, aproveitando-se a ocasião da reflexão, relaciona-se às atualizações pedagógicas que devem ser multiplicadas por todas as partes do Brasil, de forma especial naqueles locais nos quais o acesso a várias ferramentas necessárias aos professores é limitado. Esses profissionais da educação merecem um olhar voltado com valorização, quando o assunto é a forma como os mesmos são alcançados nas capacitações para um maior aperfeiçoamento de suas práticas profissionais.
Ainda pensando-se na realidade hoje dos professores, nunca é demais lembrar a forma como a educação especial tem sido tratada no Brasil ultimamente. Em muitos lugares, a operacionalização da mesma tem sido delegada a pessoas com intenções até louváveis, no entanto, ocorre que profissionais não treinados com excelência têm atuado na área, como “mão de obra barata” contratada e com pouca preocupação com os resultados ao final.
O Atendimento Educacional Especializado, realidade ainda bem defasada no país, precisa ser valorizada, por meio da inserção de professores capacitados para tal, valorizados em suas remunerações e constantemente alcançados com capacitações de excelência que venham a trazer qualidade nas aulas a serem ministradas aos seus alunos.
As discussões quanto à valorização dos professores no Brasil que deve ocorrer e a mudança do olhar do país quanto a esses valorosos profissionais são amplas, visto que as realidades vivenciadas em sala de aula a cada dia se tornam mais e mais desafiantes. Mais que um desabafo, de forma indireta e por meio de rápidas palavras, que tenha ocorrido uma reflexão mais pontual daquilo que deva ser mudado, para o melhor, nesse sentido. Vida, saúde e muita valorização, a todos os professores do país!
Kleber Gomes é professor de Educação Infantil e Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande/MS, mestrando em Ensino de História pelo PROFHISTÓRIA da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).