Inteligência Artificial na comunicação do agronegócio
Você já ouviu falar em Lensa, Midjourney, Dall-e 2 e no software chamado de Dream? Sabia que, superior ao que propõe photoshop e Illustrator, esses programas são capazes de criar artes super-realistas, apresentando um novo mundo de possibilidades, que poderão ser bastante exploradas por diferentes setores, inclusive na comunicação de empresas e entidades ligadas à agropecuária.
A realidade é que a I.A. - Inteligência Artificial já pode ajudar o futuro do agronegócio no mundo. A população mundial de 8 bilhões de pessoas traz muitos desafios para a produção alimentar, que necessitará de novas soluções, que consigam suprir essa demanda mundial da agropecuária. Mas os algoritmos de I.A. que estão dentro das máquinas e se tornaram ferramentas essenciais na vida do produtor rural, possibilitando o uso de forma mais eficiente de insumos, agora estão também nas estratégias de comunicação.
Antes influenciando na forma como transmitir determinada mensagem era transmitida, para determinado público. Agora a I.A. vem para influenciar diretamente na mensagem e signos a serem transmitidos, uma verdadeira confusão com o real, encontrando nas mídias sociais e outras plataformas, imagens e animações, que se confundem facilmente com a realidade.
Acontece que a partir de comandos, relativamente simples, programas como o Midjourney e Dall-e 2, podem apresentar fazendas completas, produtores rurais e um rebanho inteiro, exatamente com as características digitadas pelo designer. É como se digitarmos: "lavoura de milho, com alta produtividade", e na tela do computador nos apresentasse opções incríveis, com a coloração e extensão selecionada, facilmente confundível com uma lavoura real.
E não é uma exclusividade de profissionais da área de designer. No mais recente momento, presenciamos o aplicativo Lensa, que virou um sucesso e se tornou um dos aplicativos mais baixados do momento. Ele permite que você crie seus próprios avatares, utilizando a inteligência artificial e que envolvem imagens ultrarrealistas, absorvendo características de cada usuário, trazendo resultados bem interessantes.
Isso significa que, com análises avançadas dos dados, ficou possível não só monitorar todo o sistema de colheita, pesagem dos animais via drones, rastrear dados de aplicações de entrada, áreas em produção, limites de fazendas, perfis de agricultores, saúde do solo, clima e regiões, além de criarem uma cadeia de valor analisando ações pré e pós-colheita, qualidade, notas, rastreabilidade e perdas, e, ainda, os mercados de varejo e exportação. Mas também em divulgar essas inovações, com ajuda do digital.
Em uma breve análise podemos sinalizar que esses avanços tecnológicos serão cruciais para a agricultura vertical, mantendo o crescimento ideal das culturas, com o mínimo de intervenção humana, com mais sustentabilidade.
Sob essa ótica, a I.A. será aliada importantíssima na produção inteligente, contribuindo com a automação das máquinas e avanços dos algoritmos, que juntos desenharam um caminho sem volta que, com certeza, farão uma nova era, em que preservação do planeta e desenvolvimento andarão juntos, com uma divulgação de dados cada vez mais dinâmica, exigindo uma mão de obra, também no âmbito da comunicação, cada vez mais atualizada.
(*) Sheine Bitencourt é publicitário e Diretor de Arte da Agro Agência Assessoria