Webinar: O que é e como fazer um
É fundamental garantir uma eficiente presença online
Investir em presença digital é uma estratégia essencial não apenas para as empresas, mas para qualquer pessoa que queira consolidar uma carreira bem sucedida, seja um freelancer já atuante ou um profissional ainda ingressando no mercado.
Ter um site, estar ativo nas redes sociais certas, gerenciar um canal de vídeo ou possuir um e-mail comercial são apenas alguns meios para quem quer garantir uma eficiente presença online.
No contexto da gestão de negócios - e até mesmo na educação e outros segmentos - é interessante prestar atenção em um recurso audiovisual que está cada vez mais em alta: o webinar.
Por meio dos webinars é possível distribuir conteúdo na internet, engajando a sua audiência e obtendo resultados reais.
Para saber mais, confira o artigo que preparamos para você sobre o tema e fique por dentro sobre o que é e como fazer um webinar.
Entenda o conceito de Webinar
Na prática, esse é basicamente o modus operandi de um webinar, também chamado de webinário. E o nome já diz tudo, os seminários transmitidos via web estão cada vez mais populares e podem ser usados para viabilizar a realização de reuniões empresariais ou para transmitir cursos e aulas pela internet.
Ainda assim, se levarmos em conta as dificuldades que a pandemia trouxe para o dia a dia de todo o mundo, o conceito e a realização dos webinars ganharam ainda mais importância por conseguirem unir o útil ao agradável.
Pense em quantas aulas, reuniões e até vendas de produtos puderam ser realizadas graças a possibilidade de aliar as facilidades da internet com as ferramentas digitais certas, viabilizando com isso a transmissão de um seminário na web.
Como fazer um webinar?
Não é difícil criar e conduzir um seminário na web. Espaços para isso não faltam, pois o próprio Youtube, bem como as redes sociais como o Facebook e o Instagram oferecem recursos que tornam possível esse tipo de atividade.
Também é importante conhecer outras ferramentas que permitem a realização de um webinar. Estamos falando da WebinarJam, da Zoom e de muitas outras.
No entanto, é importante sempre ter organização e planejamento para que o webinar seja bem sucedido e atinja os resultados esperados. Por isso, vale ficar atento para algumas dicas importantes na hora de fazer o seu. Confira!
Tenha objetivos bem definidos
Não há dúvidas de que as possibilidades proporcionadas por um webinar são bastante variadas. Vender um produto, divulgar uma promoção, treinar funcionários, qualificar leads, as alternativas parecem infinitas.
Por essa razão, é fundamental estabelecer um objetivo, pois desse modo a proposta do conteúdo seguirá um caminho certo, sem sair do foco e garantindo o engajamento do público.
Capriche na qualidade do som e da imagem
Não faltam ferramentas com recursos fundamentais para a transmissão de um webinário. Hoje em dia, as tecnologias próprias para essas iniciativas online permitem a interação dos participantes, bem como a gravação do conteúdo.
Mas isso não descarta o cuidado necessário com outros aspectos técnicos. O som e a imagem estão entre eles, portanto, fique atento com a iluminação do local, bem como com a presença de ruídos capazes de atrapalhar o áudio.
Sobretudo, é importante ficar atento para a qualidade, pois com isso o webinar transmite a credibilidade que o seu conteúdo necessita.
Não descuide da divulgação
Essa é uma dica preciosa para as empresas e instituições que querem realizar um evento no formato de webinar.
Você pode até usar as plataformas certas e investir na qualidade de transmissão, mas nada disso terá validade se não houver uma divulgação adequada para o público certo.
Sendo assim, estabeleça uma data, um horário e utilize os seus canais disponíveis. Youtube, blog, site, e-mail marketing e as redes sociais estão aí para isso.
As vantagens de um webinar
Mesmo em um período pós-pandemia, não dá para ignorar as vantagens que os webinars oferecem, especialmente no segmento da gestão de negócios, em que podem ser grandes aliados na tarefa de gerar e qualificar leads.
Além de investir em um site ou um e-mail com domínio próprio, é necessário ter mais cartas na manga que em suma é adotar outros meios e recursos para aprimorar ainda mais o Marketing Digital. É aí que os webinários mostram porque não podem ser desprezados.
Entre os vários benefícios que os seminários na internet trazem para a gestão de um negócio, vale destacar os principais pontos a seguir.
Ampla variedade e formato de conteúdos
Por meio de um webinar é possível realizar treinamentos para os integrantes da empresa, bem como eventos que visam engajar o público a avançar no funil de vendas, por exemplo.
Além do mais, é interessante também perceber que o conteúdo apresentado no webinário pode ser usado mais tarde em outros formatos, como um e-book, um podcast e postagens no blog. Ou seja, um webinar amplia o universo de conteúdo de uma empresa.
Traz mais praticidade para o dia a dia da empresa
Com a dinâmica dos webinários, em que a interação entre os participantes ocorre por meio da internet, é possível trazer mais agilidade no cotidiano da gestão, possibilitando reuniões e encontros à distância.
Nesse caso, em tempos de home office, em que o local de trabalho não faz tanta diferença quanto a interatividade e a eficiência, um webinar aparece como uma solução moderna e que tem tudo a ver com o atual contexto digital.
Oferece baixos custos
A realização e a condução de um webinar não demanda gastos exorbitantes. Em muitas situações ele pode até ser menos custoso que um evento presencial.
Alimentação, transporte, hospedagem e equipamentos de som são itens que se tornam caros demais quando comparados com a possibilidade de transmitir o conteúdo pela internet, sem sair de casa e podendo visualizá-lo através do tablet ou do notebook.
Conclusão
Os seminários na web há tempos vêm se consolidando como uma solução prática e moderna no mundo dos negócios, sejam eles exclusivamente digitais ou não.
Já se foi o tempo em que ter apenas um site era suficiente para garantir presença digital e autoridade na internet.
A verdade é que tudo isso ajuda a aumentar a sua presença online sim, mas é bom sempre pensar em outras estratégias. E o webinar, nesse caso, surge como uma opção viável.
Por meio deles é possível reunir alguns elementos que são cada vez mais fundamentais na era digital, como a instantaneidade e a interatividade.
Portanto, quando o assunto é pensar nas suas estratégias de Marketing, os webinars podem ajudar muito.