ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ações para coronavírus tem articulação com Sejusp em 13 cidades da fronteira

Monitorar fakenews também está plano de contingência enviado ao Ministério da Saúde

Tainá Jara | 11/02/2020 17:03
Entre as estratégias para prevenção do novo coronavírus está o preparo do Hospital de Ponta Porã, com o médico infectologista, e ações em conjunto com o Paraguai (Foto: Marcos Maluf)
Entre as estratégias para prevenção do novo coronavírus está o preparo do Hospital de Ponta Porã, com o médico infectologista, e ações em conjunto com o Paraguai (Foto: Marcos Maluf)

Estratégia de ação diante do novo coronavírus para o Mato Grosso do Sul, encaminhada nesta segunda-feira, para o Ministério da Saúde inclui articulação da Sejusp (Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública) nas 13 cidades de fronteira, além de monitoramento de fakenews sobre o assunto. O vírus matou mais de 400 pessoas na China e 9 casos suspeitos são investigados no Brasil.

O Plano de Contigência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus 2019-nCoV, elaborado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), prevê três cenários de risco em relação à doença e os respectivos níveis de resposta: alerta, quando se há apenas o risco de introdução do vírus no País; perigo, quando já há casos suspeitos da doença; e emergência de saúde pública; quando há confirmação de transmissão local do primeiro caso da doença.

No Estado, portanto, a situação é ainda de alerta. Porém, o documento elenca 17 ações de preparo que já foram colocadas em prática pela secretaria de Saúde. Além de ação coordenada com a Sejusp nos municípios, para a fronteira também está prevista o preparo do Hospital de Ponta Porã, com o médico infectologista, e ações em conjunto com o Paraguai. Até o início desta semana, caso suspeito era investigado no País vizinho.

Também serão realizadas visitas aos municípios de Corumbá e Ponta Porã, localizados na fronteira, para definição de fluxos e articulação com todas as áreas envolvidas na vigilância e assistência de casos. Portos, aeroportos e passagens de fronteiras vão receber ações em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Insumos e atendimento remoto - Entre as medidas também está a aquisição emergencial insumos para o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), como álcool gel, máscaras NR95 e materiais para coleta de exames.

Também já está disponível a realização de plantão de médico infectologista via Telessaúde, além de treinamento presencial e a distância de profissionais dos 79 municípios do Estado.

Sintomas - Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

No entanto, o novo coronavírus (nCoV-2019) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e ificuldade para respirar.

Nos siga no Google Notícias