Advogado José Eduardo Cury é nomeado juiz titular do TRE-MS
Ele já atuava como substituto e agora fica por dois anos no lugar de Daniel Castro Gomes da Costa
O advogado José Eduardo Chemin Cury foi nomeado juiz titular do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Ele já atuava como substituto e agora ficará no lugar de Daniel Castro Gomes da Costa, que cumpriu dois mandatos na corte.
O nome de Cury estava na lista tríplice enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Concorriam com ele os advogados Carlos Alberto Almeida de Oliveira e Lucas Costa da Rosa. O TSE encaminhou os três nomes ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que escolheu Cury, conforme decreto publicado na sexta-feira (18).
Há três anos como substituto, Cury vê a nomeação como reconhecimento pelo trabalho já prestado e experiência que acumula na área.
“Fui escolhido agora para mais dois anos, sendo possível mais uma recondução. Isso representa reconhecimento de um trabalho prestado ao tribunal. Tenho experiência, com pós-graduação em Direito eleitoral e também já advoguei em campanhas políticas. Então, é uma conquista, que galguei ao longo da carreira”, comentou Cury.
O juiz tem pós-graduação em Direito Administrativo pela Unaes (Centro Universitário de Campo Grande); em Direito Constitucional pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); em Direito Empresarial e em Direito Eleitoral pelo Instituto Damásio.
Ele é sócio do escritório Pradebon, Cury & Luna Associados e irmão do juiz Fernando Chemin Cury, que atua como auxiliar da presidência do TRE-MS. O novo juiz titular havia tomado posse como juiz membro substituto, para o biênio 2019/2020, na vaga deixada pelo advogado Juliano Tannus. A nomeação, feita pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de outubro.