Com site falso e vídeo feito por IA, rede varejista alerta para golpe
Golpista tem usado nome da loja para divulgar falsa arrecadação para o Rio Grande do Sul
Usando site falso e vídeo criado com inteligência artificial, rede de loja de departamentos alerta para golpe. Nos anúncios, os golpistas divulgam falsa arrecadação para vítimas da enchente do Rio Grande do Sul.
Conforme divulgado pela Havan, o golpe foi identificado pela rede nesta semana. Em vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais, os golpistas utilizam uma inteligência artificial para recriar a voz do Luciano Hang, proprietário da empresa.
“[No vídeo] o empresário dizia que a Havan estaria fazendo promoções de alguns produtos para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, foi criado por criminosos um site para arrecadar valores em Pix em nome da Havan, para destinar ao povo gaúcho”, explica a nota.
A empresa enfatiza que o único meio pelo qual a Havan está arrecadando valores para ajudar o Rio Grande do Sul é através do “Troco Solidário”. Ainda é dito que para realizar a doação é necessário que a pessoa vá presencialmente até a loja, sem a necessidade de realizar uma compra.
“Toda a ajuda da varejista ao Rio Grande do Sul tem sido informada oficialmente pelas redes sociais da empresa. A Havan lamenta que, em um momento tão triste, pessoas de má índole estejam se aproveitando para aplicarem golpes [...] O setor jurídico está atento e já está realizando os encaminhamentos judiciais para identificar e punir os fraudadores”, encerra a nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.