Em MS, 18% da população continua sem energia após temporal de sexta
Moradores já perderam produtos perecíveis na geladeira e não têm prazo da Energisa para restabelecer serviço
Mesmo após três dias do temporal que devastou parte de Mato Grosso do Sul, muitos moradores da Capital e do interior continuam sem energia. Ao todo, 18% do fornecimento do serviço continua interrompido de forma pontual.
Um dos moradores que sofre com a falta de abastecimento é William de Almeida Pereira, 38 anos, da Vila Sobrinho. "Já veio três equipes aqui. Não sei se é devido a complexidade do atendimento. Fui atrás de uma das viaturas e falaram que vão resolver. São várias quadras sem energia. Inclusive, temos uma vizinha acamada que precisa de oxigênio e hoje, vimos que uma equipe do Samu teve que vir dar suporte para ela."
Ele ainda conta que uma árvore próxima da residência continua caída. "Perdemos tudo na geladeira. Carrego o celular no carro e banho é gelado. Fiz quatro chamadas na Energisa e nenhuma foi atendida até agora. Tá todo mundo extremamente revoltado. À noite, é só à base de lanterna e vela acesa. Para cobrar eles são rápidos, mas até agora não conseguiram resolver", lamentou.
Na Vila Progresso, a situação da moradora Laura Pereira Ximenes, de 40 anos, é a mesma. A transmissão foi interrompida na casa de um casal de idosos na Rua Aristóteles, após uma mangueira atingir a fiação da via pública. “Estão há três dias sem energia, tem animais e uma criança especial na casa”.
Moradores da região do Bairro Vila Olinda, nas proximidades da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), também relatam que continuam sem energia. A mesma situação nos bairros Los Angeles, Jardim Inápolis, Jardim Ouro Preto, Jardim Paulista, Vila Bandeirantes, Nova Lima, Jardim Sumatra e Lageado.
Paulo Roberto Santos, diretor técnico-comercial da Energisa, pediu a compreensão da população durante evento da Prefeitura. "Peço que as pessoas tenham paciência e não interfiram na rede, pois o problema pode aumentar e chegar até a mortes. Portanto, reforço esse pedido de paciência, pois é uma situação bastante atípica", destacou.
A Energisa informa que com a mobilização de colaboradores e o aumento do número de equipes em dez vezes, 82% dos clientes de Mato Grosso do Sul, afetados pela falta de energia ocasionada pelo temporal, já tiveram sua energia normalizada. Por hora, a Energisa tem executado 15 vezes mais ordens de serviço do que o habitual.
Desde a madrugada, as equipes seguem trabalhando durante todo o dia para continuar reduzindo o número de solicitações. Na Capital, as ocorrências já não estão concentradas em bairros e são pontuais nas localidades.
Para evitar congestionamento no 0800 da empresa e ampliar a capacidade de atendimento, a concessionária abriu as agências em Campo Grande e Dourados. A Energisa orienta os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).
A Águas Guariroba informa que o abastecimento de água já segue normalizado nos bairros de Campo Grande nesta segunda-feira (18). Mesmo com o sistema já restabelecido, as equipes da concessionária continuam de prontidão para o atendimento das demandas pontuais nas regiões da Capital.
A Águas Guariroba está à disposição pelo atendimento via WhatsApp pelo número (67) 9 9123-0008, no 0800 642 0115 (ligação de telefone fixo e celular), ou pelo Águas App.