ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo de MS divulga campanha contra a dengue

Material visa reforçar os cuidados necessários para evitar a propagação da doença

Guilherme Correia | 27/01/2023 11:27

Governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta sexta-feira (27) a campanha de conscientização contra a dengue, que conta com diversos materiais a serem divulgados em meios de comunicação, como forma de explicar as formas de prevenção contra a doença.

Segundo o Estado, a proposta foi construir uma campanha que incentivasse a população a praticar o combate efetivo contra a dengue por meio de medidas simples.

A campanha traz uma personagem que representa a figura do cuidado e que incentiva todos a fazerem as medidas simples de combate à dengue, que muitos conhecem mas acabam não praticando no dia a dia.

O VT de televisão remete a filmes clássicos e de sucesso no cinema, como "Sinais", "Karatê Kid" e o "O bom, o mau e o feio", além de fazer a fusão entre a animação e a realidade do dia a dia no mesmo roteiro, com o intuito de atingir todas as faixas etárias da população para que todos se unam neste combate necessário ao mosquito da dengue.

A campanha também vai integrar as secretarias do governo do Estado como a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a SED (Secretaria Estadual de Educação), que realizarão ações de conscientização da população em suas áreas de atuação e terá atividades durante todo o ano, com ênfase nas épocas de chuvas intensas que é quando os focos de criação do mosquito aumentam por conta das águas acumuladas.

Dengue - Mato Grosso do Sul teve incidência de 953,4 casos prováveis de dengue a cada 100 mil habitantes durante 2022. O número foi 40% maior que a média nacional segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Estado teve 27.070 casos suspeitos da doença no ano passado.

Na Capital, no ano passado, a falta de limpeza nos lotes respondeu pela maioria das notificações da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Entretanto, apenas 24% viraram multa, abrindo a possibilidade de efetivamente doer no bolso, com valores que variam de R$ 2.944,50 a R$ 11.778.

Segundo a SES, um caso suspeito de dengue pode apresentar sintomas como dor abdominal intensa, vômitos, acumulação de líquidos, sangramento de mucosas, letargia ou irritabilidade, hipotensão postural, hepatomegalia, dentre outros. Os sinais podem se agravar e incluir sangramentos graves e até comprometimento de órgãos.

Vale ressaltar que o tratamento inclui, sobretudo, hidratação adequada e reconhecimento precoce de sintomas.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da zika e chikungunya. A SES orienta evitar água parada em todo ano, manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água, deixar pneus em locais cobertos, remover galhos e folhas de calhas, além de fazer manutenção de piscinas.

Além disso, é importante colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, vedar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, tampar ralos, catar sacos plásticos e lixo do quintal, dentre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Nos siga no Google Notícias