Hospital entrega aparelho para que pacientes com câncer voltem a falar
Entrega faz parte do Julho Verde, mês de conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço
No “Julho Verde”, mês alusivo ao combate de câncer de cabeça e de pescoço, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) fará entrega de 5 laringes eletrônicas para pacientes que tiveram que fazer a remoção total ou parcial do órgão, no tratamento da doença. O equipamento permite que a pessoa volte a se comunicar.
Segundo informações do hospital, os equipamentos portáteis serão entregues gratuitamente para pacientes do SUS. O aparelho reproduz a fala a partir da produção de vibração, transmitida por meio dos tecidos externos do pescoço ou bochecha, quando equipamento é colocado em contato no corpo. No mercado, o preço pode variar de R$ 640 a R$ 2,5 mil.
A entrega faz parte das ações do Julho Verde, mês de conscientização sobre importância da detecção e tratamento precoces do câncer de cabeça e pescoço.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa para este ano é que sejam diagnosticados 39.550 novos casos da doença no Brasil, sendo 19.970 em homens e 19.580 em mulheres. Somente em Mato Grosso do Sul, seria 510 novos casos.
Doença - Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. Por falta de conhecimento dos sintomas, o diagnóstico é muitas vezes tardio. Tabagismo e excesso de álcool aumentam as chances de desenvolver a doença.