ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Hospital entrega aparelho para que pacientes com câncer voltem a falar

Entrega faz parte do Julho Verde, mês de conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço

Silvia Frias | 02/07/2023 11:18
Laringe eletrônica é aparelho usado por pacientes que tiveram perda parcial ou total do órgão. (Foto/Ilustrativa)
Laringe eletrônica é aparelho usado por pacientes que tiveram perda parcial ou total do órgão. (Foto/Ilustrativa)

No “Julho Verde”, mês alusivo ao combate de câncer de cabeça e de pescoço, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) fará entrega de 5 laringes eletrônicas para pacientes que tiveram que fazer a remoção total ou parcial do órgão, no tratamento da doença. O equipamento permite que a pessoa volte a se comunicar.

Segundo informações do hospital, os equipamentos portáteis serão entregues gratuitamente para pacientes do SUS. O aparelho reproduz a fala a partir da produção de vibração, transmitida por meio dos tecidos externos do pescoço ou bochecha, quando equipamento é colocado em contato no corpo. No mercado, o preço pode variar de R$ 640 a R$ 2,5 mil.

A entrega faz parte das ações do Julho Verde, mês de conscientização sobre importância da detecção e tratamento precoces do câncer de cabeça e pescoço.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa para este ano é que sejam diagnosticados 39.550 novos casos da doença no Brasil, sendo 19.970 em homens e 19.580 em mulheres. Somente em Mato Grosso do Sul, seria 510 novos casos.

Doença - Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. Por falta de conhecimento dos sintomas, o diagnóstico é muitas vezes tardio. Tabagismo e excesso de álcool aumentam as chances de desenvolver a doença.

Nos siga no Google Notícias