ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Ladrão que fez família refém foi condenado por matar durante roubo de camionete

João Feitosa do Nascimento passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (7)

Por Bruna Marques | 07/02/2025 10:00
Ladrão que fez família refém foi condenado por matar durante roubo de camionete
Edvaldo Borges Carvalho foi assassinado e deixado em carroceria de camionete (Foto: Reprodução/processo)

Ladrão que invadiu casa e fez mulher e crianças reféns, na noite de quarta-feira (5), João Feitosa do Nascimento, 34 anos, conhecido como “Dãozinho” ou “Adãozinho”, foi condenado por matar com golpes de peixeira, Edvaldo Borges Carvalho, no dia 02 de janeiro de 2011.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

João Feitosa do Nascimento, conhecido como “Dãozinho” ou “Adãozinho”, foi condenado a 13 anos e 9 meses de reclusão por matar Edvaldo Borges Carvalho durante um assalto em 2011. Na ocasião, os criminosos tentaram roubar a camionete de Edvaldo, que foi morto após tentar reagir. Recentemente, João invadiu uma casa em Campo Grande, tentando incendiar a residência e fazer uma mulher e duas crianças reféns, mas foi detido pela Polícia Militar. João tem vários antecedentes criminais e passará por audiência de custódia.

No dia do crime, a vítima estava dormindo dentro de sua camionete, na Travessa Bahia, no município de Figueirão, quando foi abordada por João e mais dois comparsas, sendo um deles adolescente. A intenção dos assaltantes era roubar o veículo de Edvaldo.

No momento da abordagem, Edvaldo tentou reagir, mas foi atingido com um golpe no pescoço. Na sequência, João e seus comparsas passaram a desferir diversos golpes no tórax, abdômen e braço da vítima.

Após matarem Edvaldo, os criminosos tentaram fugir com a camionete, mas o veículo atolou e eles não conseguiram sair do local com o carro. Eles, então, colocaram o homem na carroceria do automóvel, cobriram o corpo com uma lona e fugiram.

Ladrão que fez família refém foi condenado por matar durante roubo de camionete
Peixeira utilizada por João e seus comparsas para matar Edvaldo Borges Carvalho (Foto: Reprodução/processo)

Os criminosos foram condenados por latrocínio, em julho de 2014, na cidade de Costa Rica. Para João, o juiz determinou pena de 13 anos e 9 meses de reclusão. Consultando os dados do réu no site da Justiça, foi possível verificar que ele já cumpriu pena no presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de Campo Grande, e já foi castigado com regressão da pena porque evadiu do sistema prisional.

Em dezembro do ano passado, João foi preso por suspeita de furto de uma betoneira, disse que não pegou o maquinário, mas recebeu de um conhecido sem saber que era furtado. Acabou tendo fiança de R$ 2 mil fixada pelo delegado, mas na audiência de custódia, diante da falta de condições de pagar o valor, o juiz substituiu por outras medidas, como comparecimento sempre que chamado à Justiça e uso de tornozeleira eletrônica.

Além disso, João também tem passagens pelos crimes de roubo qualificado, violação de domicílio, lesão corporal, perturbação do sossego, receptação, resistência, desobediência, embriaguez e tentativa de homicídio.

João passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (7), no Fórum de Campo Grande.

Assalto - Mulher de 27 anos foi surpreendida na noite de quarta-feira (5), após ter sua casa invadida pelo assaltante. João tentou incendiar a residência onde estava a mulher e mais duas crianças, mas foi detido por uma equipe da Polícia Militar. O crime ocorreu no Jardim Vida Nova, em Campo Grande.

Conforme consta no boletim de ocorrência, João, armado com uma faca, invadiu a casa da vítima com a intenção de roubar. Ao perceber a presença do criminoso no imóvel, a vítima passou a gritar por socorro.

Policiais de folga que passavam pelo local escutaram gritos e tentaram entrar na residência, mas foram impedidos pelo criminoso, que colocou a geladeira escorada na porta da cozinha.

Na sequência, João tentou fazer a mulher e seus filhos reféns, mas a vítima conseguiu se esconder embaixo da cama de um dos quartos. Não conseguindo encontrar a jovem, o suspeito cortou a mangueira do botijão de gás e tentou incendiar a residência utilizando um isqueiro. Neste momento, os policiais arrombaram a porta.

Um dos policiais colocou o botijão no quintal da casa para evitar que ele explodisse, enquanto o outro militar resgatou as vítimas.

Ladrão que fez família refém foi condenado por matar durante roubo de camionete
Porta da casa da vítima foi arrombada por assaltante (Foto: Bruna Marques)

Fuga - O suspeito subiu pelas paredes da casa, quebrou o telhado e fugiu pulando para residências vizinhas. Os policiais de folga acionaram o apoio de uma equipe que estava de plantão, o quarteirão da casa foi fechado e, após bastante tempo, João foi capturado.

Os militares tiveram que utilizar munição de impacto controlado para impedir a fuga do criminoso, que foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia com lesões nas costas, no cotovelo direito e na mão esquerda. Após receber atendimento médico, foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) Cepol.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias