Máscara, álcool em gel, distância e horários, veja o que muda nas eleições 2020
Tribunal Superior Eleitoral elaborou plano de biossegurança para receber os 612 mil 487 eleitores nas urnas no dia 15 de novembro
Para votar este ano, os eleitores vão precisar de muita coisa além do título ou documento com foto. É necessário já sair de casa com máscara, sem febre e contando 14 dias após confirmação de covid-19, caso você tenha tido a doença. Até horário específico foi traçado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dentro do plano de biossegurança: idosos acima de 60 anos têm preferência para votar das 7h às 10h.
Também é preciso respeitar o distanciamento social, nas filas, o eleitor deve seguir a marcação que está no chão, que aponta 1m entre um eleitor e outro. O recomendável é não levar acompanhantes e evitar de cumprimentar conhecidos. A máscara não deve ser tirada em hipótese nenhuma, por isso a cartilha de recomendações também pede para que água ou alimentos não sejam ingeridos.
Em Campo Grande, são 612 mil 487 eleitores que vão sair de casa para o primeiro turno, no dia 15 de novembro. A votação será das 7h às 17h e os eleitores não devem deixar para a última hora.
O plano de biossegurança do TSE foi elaborado por uma consultoria sanitária formada pela Fiocruz, o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês. Para o desembargador presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, João Maria Lós, é fundamental esclarecer e levar ao conhecimento da população o plano de segurança.
"Estão sendo adotadas todas as medidas necessárias para garantir a saúde e a segurança de mesários e eleitores, pois o propósito é que o eleitor, se sentindo seguro, compareça e exerça sua cidadania".
O Campo Grande News resume agora o passo a passo para as eleições. Antes de sair de casa, confirme o local de votação (clique aqui para confirmar no site do TRE/MS), zona e seção, para agilizar a votação. Saia já usando a máscara, leve sua própria caneta, junto do documento oficial, e claro, a colinha com os números dos seus candidatos (aqui você pode ver o modelo do site do TSE). Lembrando que não pode usar o celular na cabine, nem tirar selfies.
No caminho até o local de votação, evite aglomerar dentro do carro (a não ser que sejam pessoas que já convivam com você) e tente manter a distância mínima de 1m dos demais eleitores procurar a sua seção.
As eleições deste ano são municipais e a ordem de votação é: primeiro vereador, depois prefeito. Na fila, também mantenha a distância de 1m de quem está à sua frente. Se tossir ou espirrar, use o braço ou um lenço.
Ao chegar a sua seção, fique em frente do mesário, mostre seu documento. Se necessário, o mesário pode pedir para o eleitor baixar a máscara para ele confirmar a foto do documento. Em seguida, guarde o documento e limpe as mãos com álcool em gel para assinar no caderno de votação. Neste momento, é ideal que você use a caneta que já trouxe de casa.
Quando a urna for liberada, vá até a cabine, vote e na saída limpe as mãos com álcool em gel mais uma vez.
Mesários - Quem estiver trabalhando como mesário deve trocar a máscara de proteção a cada 4h e usar a proteção facial de acetato, o face shield, durante todo o tempo. Além de manter a distância mínima de 1m entre os eleitores e os demais mesários, também é recomendado limpar as superfícies com álcool 70% e higienizar as mãos com álcool em gel constantemente.
Sintoma de covid? - Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. A justificativa pode ser feita direto pelo celular, basta baixar o aplicativo e-título no Google Play ou App Store. Também cabe justificativa para o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral.
Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, se houver em Campo Grande, será no dia 29 de novembro.