Média de idade dos sul-mato-grossenses crescerá 12 anos até 2070
Atualmente, a média estimada para o Estado é de 34,2 anos; em 2070, aumentará para 46,5 anos
A média de idade do brasileiro e do sul-mato-grossense aumentará até 2070 conforme as primeiras projeções de população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As estimativas usam dados do Censo Demográfico de 2022. Em 2024, a média estimada para todo o país é de 35,9 anos. Mato Grosso do Sul tem a idade média de 34,2.
Em 2070, ou seja, daqui a 46 anos, a estimativa é que o país tenha a idade média de 48,4 anos; já a população sul-mato-grossense tenha a média em 46,5, um acréscimo de 12,3. O Estado terá a quarta menor média de idade, atrás de Amazonas (46,4), Roraima (45,1) e Mato Grosso (44).
As Projeções de População do IBGE utilizam dados provenientes de diversas fontes, como os três censos demográficos mais recentes (2010, 2010 e 2022), a série histórica das Estatísticas do Registro Civil (iniciada em 1974), o Sistema de Informações sobre Mortalidade e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, ambos do Ministério da Saúde, entre outros.
Confira o mapa ampliado no link.
No mapa acima é possível observar as unidades federativas com as variações das médias de idade. Em roxo mais escuro, o valor é de maior variação. Em claro, menor. Os Estados em que a média de idade deve variar menos.
A pirâmide etária é um gráfico utilizado para ilustrar a distribuição etária de uma população em diferentes grupos de idade. No formato mais comum, a pirâmide é dividida em faixas etárias de cinco em cinco anos, começando geralmente com os grupos de 0-4 anos e avançando até os grupos mais velhos, como 75-79 anos e 80 anos ou mais.
Confira o gráfico ampliado no link.
Cada faixa etária é representada no eixo vertical, enquanto o eixo horizontal indica o número de indivíduos dentro de cada faixa etária, comumente separados por gênero. Por exemplo, a pirâmide pode mostrar a quantidade de pessoas entre 10-14 anos e a quantidade entre 15-19 anos, fornecendo uma visão clara de como a população está distribuída em diferentes estágios da vida. Essa informação é crucial para identificar padrões demográficos e planejar políticas sociais e econômicas adequadas.
Nos gráficos, é possível observar a diminuição gradativa, consequência do envelhecimento da população, nos grupos. Na pirâmide etária acima, o grupo até os 25 anos é maior que o restante. No gráfico abaixo, o maior grupo está com idade acima de 50 anos.
Confira o gráfico ampliado no link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.